Durante seminário que reuniu mediadores de leitura e representantes de bibliotecas comunitárias, na manhã desta terça-feira (12), o vereador Sílvio Humberto (PSB) afirmou que para Salvador ser considerada uma “cidade leitora” depende diretamente de vontade política.

“Dizem que não estamos estruturados para acessar os recursos, mas incentivar a leitura é também empoderar, através da formação, as instituições que articulam as bibliotecas comunitárias”, destacou o socialista que é presidente da Comissão de Educação e diretor de honra do Instituto Cultural Steve Biko, ao tratar dos processos burocráticos que inviabilizam o acesso das organizações aos recursos públicos destinados às áreas de educação e cultura.

O Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca também foi alvo de discussão. Questionado sobre Fundo Municipal do Livro, um dos itens previstos no Plano, Sílvio Humberto acredita que é preciso celeridade do poder executivo para que o Plano entre em vigor e, assim, garantir o Fundo nos próximos dois anos.

Uma reunião ampliada da Comissão de Educação será realizada para discutir o tema e criação de uma Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura solicitada pelas redes EMredando Leituras e Tokiliterário.

Fonte: Ascom vereador Silvio Humberto