Médico, 72 anos, Sidônio Nascimento Nilo foi reeleito prefeito do município baiano de Antas nas Eleições de 2020, ao lado do vice Valdivino Nunes, e passa para seu quarto mandato. Ele é casado, tem três filhas e netas. Sua trajetória como chefe do executivo teve início na gestão de 1992 a 1996, o segundo mandato foi de 2000 a 2004 e o terceiro de 2016 a 2020.

Entre algumas das ações que realizou para o município ao longo destes anos, estão: a ampliação do abastecimento de água, com o apoio do então gerente da Empresa Baiana da Águas e Saneamento (Embasa), o deputado federal Marcelo Nilo; limpeza de todos os açudes e barragens da região; assistência na Saúde com realização de mutirões com todas as especialidades médicas; apoio no transporte de pacientes em tratamento de quimioterapia para hospitais; casa de apoio em Salvador e construção de três postos de Saúde em povoados.

Também foram executadas as reformas de seis escolas, capacitação dos profissionais de Educação com cursos e especializações, construção de praças na sede e povoados, pavimentação de ruas do município e Ginásio de Esportes no povoado Duas Serras.

Nova gestão – Em sua proposta de governo de 2021 a 2024, Sidônio Nilo destaca atenção na Saúde, Educação, estratégias de crescimento do Desenvolvimento Urbano com sustentabilidade ambiental, Esportes, fomento de programas de prevenção à violência juvenil e combate ao feminicídio e redução das desigualdades de gênero.

Na Saúde, vai criar o Centro de Atenção à Saúde da Mulher com profissionais especializados para a realização de exames; Oferta de exames radiográficos, laboratoriais e cardiológicos.

Na Educação, a proposta é de ampliação dos recursos financeiros; implantação da Biblioteca Municipal, Centro de Cultura Municipal e a junção com o Infocentro (todos ocupando o mesmo espaço); Estruturação das escolas municipais com área de lazer, refeitórios, sala de administração, introduzindo atividades de Educação Física no turno vespertino com a prática de esporte: futebol, vôlei, basquete com profissional orientador; Implantar e oferecer para os jovens e adultos cursos profissionalizantes para formação de técnicos em várias especialidades para atender o mercado de trabalho e criação de políticas públicas para o combate da violência doméstica e contra todos os tipos de preconceito.

No Esporte, vai revitalizar todos os campos de futebol dos povoados e comunidades; criação e organização de calendário de eventos esportivos no município; estimular a prática desportiva no meio rural, entre outras ações que serão realizadas.

Na Agricultura e Meio Ambiente, o destaque vai para o incentivo aos pequenos produtores rurais, onde a prefeitura vai disponibilizar uma equipe de técnicos para selecionar, treinar e acompanhar dando assistência com realização de capacitações (dias de campo, oficinas, palestras e intercâmbios de troca de conhecimentos) com temas específicos de cada comunidade; incentivo à diversidade de culturas na propriedade, caprinovinocultura, bovinocultura de corte e de leite, avicultura, suinocultura, apicultura e outros temas de acordo com as especificidades das comunidades; Promoção de ações socioeducativas nas escolas e nos bairros voltadas para a informação, conscientização de comportamentos ambientalmente responsáveis e sustentáveis e Implantação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) em todas as escolas da rede municipal de Educação voltadas para a participação cidadã e construção coletiva.

No Desenvolvimento Urbano, a implantação da coleta seletiva do lixo na cidade; calçamento e asfaltamento de ruas; investimento na melhoria de estradas vicinais beneficiando a população rural e garantindo melhor acesso às propriedades rurais, à cidade e melhor circulação da produção agrícola.

Para obter as informações de todos os tópicos da Proposta de Governo (2021-2024) de Sidônio Nilo e Valdivino Nunes, disponibilizadas no site do Tribunal Superior Eleitoral, acesse aqui.