Personalidades que se destacaram na proteção e promoção da cultura afro-brasileira serão reverenciadas pelo Senado Federal nesta quinta-feira (24/11), quando será entregue a Comenda Abdias Nascimento, em sessão especial no Plenário às 11 horas. A comenda foi instituída em 2013, por iniciativa da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). Atualmente, o Conselho responsável pelas homenagens é presidido pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

O cantor baiano Lazzo Matumbi será agraciado com a Comenda Senador Abdias Nascimento, também por indicação da senadora Lídice da Mata. Cantor e compositor de MPB, Lazzo tornou-se referência para toda uma geração de cantores de blocos afro-baianos desde a década de 80. “Sua música tem a cadência do samba, a pulsação do coração do jazz, o batuque dos tambores africanos, a mandinga da capoeira, a pegada do maracatu, ijexá, aguerê, alujá e tantas outras células rítmicas da nação iorubaiana e por toda sua contribuição, a homenagem é mais do que merecida”, assinalou a senadora baiana.

Além de Lazzo, foram agraciados este ano os atores Lázaro Ramos e Zezé Mota e, in memoriam, o percussionista Naná Vasconcelos, falecido em março último. Este ano, o Conselho decidiu também homenagear o Instituto de Mulheres Negras do Mato Grosso (Imune).

Lázaro Ramos – Embora tenha sido indicado para a homenagem, o ator Lázaro Ramos, em nota enviada ao Conselho da Comenda Abdias Nascimento, disse não se sentir “confortável nem desejoso de nenhuma homenagem”, pois, segundo ele, “o momento do País é de conscientização, de organização para compreender em que momento histórico estamos e quais passos precisamos dar para fazer com que a tão sonhada igualdade aconteça um dia de verdade. Então, por esse motivo, recuso essa homenagem”, justificou o ator em nota.

Abdias Nascimento – Abdias Nascimento liderou projetos pioneiros na luta pela igualdade racial, como o Teatro Experimental do Negro e o jornal Quilombo, e passou 13 anos no exílio após a edição do Ato Institucional nº 5 pelo regime militar (1968). Também foi um dos principais idealizadores do Dia Nacional da Consciência Negra.

 

Ascom senadora Lídice da Mata / Foto: Google

23/11/16