O Instituto Pensar dá continuidade a uma série de seminários, denominados Pensar a Bahia Sustentável, que debatem temas relevantes para o Estado, que serão inseridos no Programa de Governo da pré-candidata Lídice da Mata (PSB). Para essa sexta edição, que será realizada nesta sexta-feira (6), a partir das 18h, no Hotel Pestana, em Salvador, o tema a ser discutido será a segurança pública baiana.

O encontro contará com a presença de especialistas nacionais à exemplo do ex-assessor especial do Governo de Pernambuco para a área de Segurança Pública, José Luiz Ratton e a doutora em Ciência Política e professora do Iuperj, Jaqueline Muniz, além de expositores locais como o deputado estadual do PSB, Capitão Tadeu, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), Marcos Maurício, o sociólogo e criminólogo, Eduardo Machado e o presidente da Associação de Oficiais da PM (Força Invicta), tenente-coronel Edmilson Torres.

Entre os temas discutidos estão “A questão Policial no contexto da segurança pública”, “Políticas Sociais e Segurança Pública”, além de debate aberto para os convidados e palestrantes.

José Luiz Ratton falará sobre os resultados do Programa Pacto Pela Vida em Pernambuco. A iniciativa auxiliou na redução de 37% das mortes violentas naquele estado. Atualmente, a taxa de assassinatos em território pernambucano é 39 para cada 100 mil habitantes, fazendo do Estado o único do Nordeste a reduzir a violência em dez anos.

Homicídios na Bahia cresceram 221,6%,  segundo o mapa da violência

Segundo dados do Mapa da Violência 2014, mesmo com ações como aumento do efetivo policial e aquisição de armas e equipamentos, a Bahia ocupa o quinto  lugar no ranking nacional de homicídios por 100 mil habitantes. O estado tem uma taxa 41,9 mortes violentas para cada grupo de 100 mil pessoas, o que representou em 2012, um aumento de 221,6% em relação a 2002.

O documento mostra também que o Nordeste é atualmente a região com a maior taxa de homicídios, índice similar ao Guatemala, quinto país mais violento do mundo, segundo estudo da ONU (Organização das Nações Unidas).

Ascom Instituto Pensar