Com o objetivo de melhorar a vida das pessoas que vivem no semiárido, já que se enfrenta uma das piores secas dos últimos 50 anos, a Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo de Caetité vêm realizando ações para amenizar o sofrimento das pessoas e dos animais no interior do município. As intervenções são constantes, e já se comemora importantes conquistas, como a construção de 13 aguadas, beneficiando as comunidades de Lagoa das Vargens, Lagoa do Galho Torto, Vilão do Juazeiro, Pau D’Arco, Lagoa do Mato, Vargem Grande, Vereda dos Cais, Lagoa Nova, Lagoa Azul, Brejos / Pedra Grande, Tanquinho de Maniaçu e duas em Cachoeirinha.

A Secretaria Municipal também ampliou a Barragem da comunidade de Serragem, em Brejinho das Ametistas, limpou o Tanque do Governo, localizado em Cachoeirinha, distribuiu gratuitamente 70.000 mudas de palma, que atendeu a 70 famílias de agricultores; construiu dois campos experimentais de palma adensada com extensão de 0,5 hectares cada, localizados em Lagoa de Fora e Sapé, com capacidade de produção de 200 toneladas da planta ao ano. Em cada campo experimental já foram plantadas 7.000 raquetes de palmas. Estas ações que visam amenizar os efeitos da seca, realizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, fazem parte de emendas parlamentares do Deputado Federal Josias Gomes (PT), dos senadores Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB).

Além disso, está em fase de instalação, com parceria da EBDA, uma Unidade Técnica Didática – UTD da palma adensada sem espinho na comunidade de Banguê, que irá intensificar a distribuição de mudas para os agricultores.

Para o agricultor familiar, Manoel José da Silva, da comunidade de Lagoa de Fora, a vida já melhorou e as perspectivas são de mais conquistas. “Temos recebido uma atenção especial da Secretaria de Agricultura, que tem nos ajudado muito! Agora temos apoio e orientação, a exemplo da implantação do campo experimental da palma, que irá produzir alimento para o nosso gado e logo, logo forneceremos também para outras comunidades.”, avaliou o agricultor.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Sr. Rosival de Almeida, estas são ações importantes que visam criar estruturas hídricas para a dessedentação animal, bem como os campos experimentais que servem de espaço para propagação de mudas e do conhecimento. “Quando as pessoas veem um local onde determinada tecnologia está dando resultados satisfatórios, elas se animam e querem aplicar esse conhecimento em suas propriedades. Esse é o nosso objetivo, que cada produtor ao receber essas mudas possam plantar em suas propriedades e depois distribuírem para seus vizinhos, a ponto de todos no município tenham uma área plantada com palma e sirvam de reserva alimentar nos períodos críticos da seca.”, explicou o Secretário.

Fonte: Ascom Prefeitura de Caetité