Bom Jesus ficou animada na festa de São João. Agora é a vez de Cabuçu e da sede, Saubara, comemorar o terceiro santo do mês, com uma festança. A prefeitura resolveu concentrar as comemorações para este período para combinar com a festa em homenagem aos pescadores. Motivo mais do que justo. A Vila da Saubara nasceu como vila de pescadores. Cresceu tendo na pesca sua principal fonte de economia. E mesmo hoje, são gerações e gerações criadas e mantidas através da pesca. Por isso, o Amado Pedro, pescador e padroeiro da categoria, recebe a homenagem com uma programação que vai movimentar o campo do Náutico, em Saubara.

Comidas e bebidas típicas não vão faltar. Como será certa também a vila forrozeira bem ao estilo interior, com barraquinhas ornamentadas numa área com jeito e clima de roça. É pra forrozeiro ou forrozeira nenhuma botar defeito. O arrasta-pé será animado com uma característica bem autêntica das festas juninas da Bahia. Nada de axé, arrocha, pagode. Sem merecer os estilos variados da Bahia, mas festa junina que se preza, mantém as tradições com o mais puro som do forró. Nos dois dias, pelo palco de 14 metros já montado na Vila de Palhoça, vão se apresentar a Orchestra Sinfônica de Serrinha, A Banda Rala Fivela, Forró Maré Mansa, Forrozão do Kabaré, Forró Pé de Moça, Forró no Chinelo, Forró do Manda, entre outros trios de forró pé de serra.

O Amado Pedro é o projeto dos festejos Juninos de Saubara. A festa acontece entre os dias 28 e 29, com estrutura montada no Campo do Náutico. Vai ser em clima de Arraiá na Roça, disse o prefeito Capitão Joelson que faz uma observação: “Não recebemos dinheiro de nenhum órgão do governo porque quando assumimos a cidade tava com as certidões negativas. Mas não deixaremos de fazer um evento simples, mas ao estilo que o saubarense merece. Para o ano, a história será diferente”, comentou o prefeito.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de Saubara