Durante a sessão ordinária realizada na última segunda-feira (28), na Câmara Municipal de Salvador, foi instalado o debate sobre o sacrifício de animais nas religiões de matrizes africanas. Os vereadores Sílvio Humberto (PSB) e Marcell Moraes (PV) foram os protagonistas da discussão. O vereador do PV afirmou que as práticas são “arcaicas e medievais” e por isso devem ser extintas. Ao ouvir o comentário do colega, ao qual considerou a demonstração da intolerância, Sílvio Humberto se colocou como o defensor da liberdade de culto.

“O vereador Marcell Moraes demonstrou toda a sua intolerância com as religiões de matrizes africanas. O que ele entende como sacrifício, nós vemos como oferendas. Medieval foi o que fizeram com a população negra, que venderam seres humanos como mercadorias. Fiquei surpreso, como ele, que se diz ambientalista, não reconhecer o quanto ecológico é o candomblé”, disse Sílvio Humberto.

Outros vereadores, como Hilton Coelho (PSOL), Gilmar Santiago (PT) e Fabíola Mansur (PSB) também se posicionaram sobre a questão e afirmaram que intolerância religiosa não será permitida na casa legislativa. “O debate está posto e foi importante para conhecermos quem são as pessoas verdadeiramente. Dizer apenas que Salvador é a capital da negritude e não respeitar as nossas práticas é um atestado de falta de informação. Ele deve ser daqueles que acreditam que Exu é o diabo, enquanto, para nós, é quem abre os trabalhos e os caminhos”, defendeu Silvio Humberto.

Ao final da sessão, Sílvio Humberto declarou que vai convocar representantes das religiões de matrizes africanas para discutir a questão no Plenário Cosme de Farias.

Protesto

Lideranças do movimento negro já marcaram uma manifestação contra o vereador Marcell Moraes. Na segunda-feira (6), às 14h, os adeptos de religiões de matriz africana irão até o plenário da Câmara de Vereadores vestidos com roupas de axé para protestar. “Vamos mostrar ao vereador Marcell Moraes quem é arcaico e medieval”, diz a convocação. A manifestação está sendo organizada pela associação de terreiros Ardecente.

Fonte: Assessoria de Imprensa do vereador Silvio Humberto