A reforma política foi definida como o principal tema da bancada feminina no Senado, reunida nesta quarta-feira (11/2) em sua primeira atividade formal do ano legislativo. Organizado pela Procuradoria da Mulher no Senado, presidida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o encontro reuniu a bancada feminina para debater as pautas de interesse das mulheres e organizar o calendário de atividades comemorativas ao 8 de Março (Dia Internacional da Mulher).

Entre as definições da reunião, ficou acertado que as senadoras irão organizar uma série de encontros regionais para discutir, com a população, temas voltados à mulher. Além da reforma política, os debates também irão girar em torno do permanente combate à violência contra as mulheres e o efetivo cumprimento da Lei Maria da Penha, entre outros.

Por sugestão da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), a bancada feminina da Câmara dos Deputados também será convidada a integrar essa agenda. Lídice destacou a importância de, neste ano, a reforma política ser a tônica das comemorações e debates do 8 de março: “Esse é o tema! A hora é agora! Precisamos discutir a reforma política na perspectiva de se ampliar a participação e a representatividade feminina. Vamos fazer um chamamento pela participação de toda a sociedade, por meio de sindicatos, organizações e entidades, para que se somem à luta das parlamentares, informando seus posicionamentos, debatendo e apresentando propostas efetivas para uma reforma política que leve a mulher em consideração”.

Na legislatura passada, o Senado contava com 10 senadoras mulheres. Atualmente, são 13 senadoras, o que representa apenas 16% de um total de 81 senadores. Na Câmara dos Deputados, dos 513 parlamentares, 51 são mulheres (pouco menos de 10%).

 

Confira a programação preliminar para o mês de março no Senado, em comemoração ao Mês da Mulher:

 

Dia 3 – Instalação da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher (10 horas)

Dia 4 – Abertura da Exposição “1 em 3”, do Banco Mundial (11 horas, Salão Branco do Senado Federal – Chapelaria)

Dia 5 – Pautas Femininas – Debate sobre temas relacionados às mulheres (mensalmente, sempre às quintas-feiras, às 10 horas, no Plenário 2 da Ala Nilo Coelho do Senado Federal)

Dia 11 – Sessão Especial do Dia Internacional da Mulher e entrega do Prêmio Bertha Lutz (11 horas, Plenário do Senado Federal)

Dia 17 – Recepção às embaixadoras em missão no Brasil.

Dia 18 – Abertura da Exposição “Memórias  Femininas na Construção de Brasília”, de Tânia Fontenele (11 horas, Salão Negro do Senado Federal)

Dia 26 – Audiência pública sobre Reforma Política inclusiva (Local e horário a confirmar)

 

Confira as senadoras da atual legislatura:

 

 

Ana Amélia                      PP              RS   

Angela Portela                PT               RR   

Fátima Bezerra                PT               RN   

Gleisi Hoffmann             PT               PR   

Lídice da Mata                 PSB            BA   

Lúcia Vânia                     PSDB         GO   

Maria do Carmo Alves   DEM           SE   

Marta Suplicy                  PT               SP   

Regina Sousa                 PT               PI   

Rose de Freitas               PMDB        ES   

Sandra Braga                  PMDB        AM   

Simone Tebet                  PMDB        MS   

Vanessa Grazziotin        PCdoB       AM