Hospital em Reforma. Sistema de Saúde de Saubara em transformação. A Gestão do Hospital passa a ser terceirizada, melhorando a qualidade dos serviços. O principal benefício está na garantia de pontualidade dos profissionais de saúde e especialidades médicas garantidas para todos.

“A busca da gestão hospitalar pelo modelo colegiado em interação com as outras diretorias e coordenações da SESAU e a interrelação com outras secretarias municipais, resultou em avanços não apenas no que tange à prestação de serviços. Ela contribui, de maneira inquestionável e efetiva, para a consolidação do trabalho em rede (articulação com Unidades básicas e cobertura com equipe médica e enfermagem em eventos esportivos, eventos cívicos, eventos festivos, indispensável ao bom funcionamento da gestão pública municipal”, destacou o secretário de Saúde de Saubara, ao anunciar junto com o prefeito Capitão Joelson (PSB) o novo planejamento para a Saúde do município.

Um contrato foi assinado com uma OSCIP, Organização Social Civil de Interesse Público, que passa a gerenciar a administração do Hospital Francino Borges Reis. Vale ressaltar que a Saúde tem sido prioridade da nova gestão que encontrou este setor completamente sucateado. Não havia ambulâncias, o hospital não funcionava. O atendimento passou a ser 24 horas, três ambulâncias foram disponibilizadas, profissionais foram contratados, beneficiando a população que, hoje, conta com exames laboratoriais, eletrocardiograma e ultrassonografia. “Estas transformações ocorridas na política e na cultura institucional consolidam-se como consequência do engajamento e compromisso de todos para nosso projeto de governo e são imprescindíveis à garantia da gestão dos processos, procedimentos e ferramentas implantadas. Destacamos que buscamos a terceirização do complexo hospitalar tendo em vista as experiências positivas na modalidade Participação Público Privado, a exemplo do Hospital do Subúrbio, em Salvador, que teve reconhecimento internacional, e assim permitir que a Secretaria de Saúde busque e desenvolva novas ações de saúde”, ressaltou o prefeito de Saubara.

Com a terceirização ficou garantido:

• Médicos 24 hs todos os dias da semana;

• Passagem de plantão obrigatória (um médico só sai do plantão quando o outro chega);

• Especialistas nas áreas Dermatologia, Ginecologia, Pediatria, Nutrição, Ortopedia, Cardiologia, Cirurgia Geral, exames de Ultrassonografia e Eletrocardiograma;

• Laboratório de urgência e emergência;

• Reforma, equipagem e manutenção da estrutura hospitalar;

REFORMA

A reforma do Hospital Municipal de Saubara já começou, mas o atendimento ao público não foi interrompido. Alguns procedimentos e parte do atendimento foram remanejados para prédios anexos e para os Postos de Saúde da Família.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a gestão do hospital foi terceirizada e tranquiliza a população sobre a continuidade dos serviços que passam a ser mais qualificados e melhor fiscalizados. “Não terceirizamos o oferecimento dos serviços, apenas a gestão”, lembrou o prefeito Capitão Joelson sobre alguns boatos da “oposição” sobre a privatização do Hospital.  A obra de reforma visa atender às determinações da Secretaria de Saúde do Estado, que chegou a determinar o fechamento do hospital em dezembro de 2012, na administracão passada, por uma série de irregularidades na estrutura e nos procedimentos.

A intervenção dos novos gestores junto à Sesab foi fundamental para garantir a continuidade do funcionamento da unidade de Saúde, tendo no planejamento a reforma agora iniciada. De janeiro ate a primeira quinzena de julho, mais de seis mil atendimentos foram registrados no hospital depois que a unidade passou a funcionar  24 horas, o que demonstra a importância da atenção à saúde dos saubarenses.

Fonte: ascom Prefeitura de Saubara