A Prefeitura de Itaberaba continua trabalhando duro para que, no mais breve tempo possível, toda a população do município e região possa contar com os serviços do novo Hospital Público Municipal. Desde que tomou posse definitiva do espaço, na última quinta-feira (12), a gestão Cidade de Todos já está realizando a limpeza do local e, agora, o Tombamento Patrimonial da unidade de saúde.

Para essa etapa, a Comissão Especial Temporária (CET), instituída pelo decreto nº 149 de 5 de junho deste ano, para tratar da gestão e acompanhamento da instalação, desenvolvimento e execução de políticas e obras públicas com finalidade de implementação das ações necessárias à reabertura do Regional de Itaberaba, determinou que fosse realizado um inventário dos bens móveis do imóvel cedido ao município pela União.

Na manhã dessa terça-feira (17), uma equipe da CET, liderada pela vice-prefeita Maria José Novais, realizou o levantamento dos materiais e equipamentos que compõem o patrimônio permanente da unidade com as respectivas especificações, para efeito de atualização dos registros junto à Coordenação de Tombamento da Secretaria Municipal de Administração, Modernização e Informação (Secad).

Segundo o secretário Zé Francisco (Secad), com o levantamento realizado esta manhã, todos os bens pertencentes à Unidade, cedida pela União, passarão, agora, a compor o patrimônio público municipal. “Estamos ainda realizando uma análise preliminar, na qual buscamos identificar todos os bens para, em seguida, realizar a classificação quanto à utilidade de cada material, distinguindo o que ainda tem serventia do que já é sucata”, disse o secretário.

O Tombamento Patrimonial representa mais uma importante etapa para a tão sonhada reabertura do Regional. Ao seu lado figuram a cessão de uso do imóvel, publicada em maio pela União, e o Convênio para a reforma, ampliação de enfermarias e adequação do espaço físico para implantação de leitos de UTI, no valor total de R$ 2.293.175,78, firmado entre a Prefeitura de Itaberaba e o Governo da Bahia.