O PSB-Bahia realizou, na manhã deste sábado (19), o seminário Educação Básica na Bahia: Conhecer para transformar, com o objetivo de discutir as metas e principais desafios do Plano Nacional da Educação (PNE) e os números da educação básica na Bahia e no Brasil.

O seminário foi direcionado aos profissionais da educação e contou com a apresentação musical de alunos do Colégio Estadual Ruben Dario, atividades em grupo e uma palestra da ex-consultora da Unicef e ex-secretária de educação na gestão de Lídice da Mata na prefeitura de Salvador, Salete Silva. A educadora explicou que o PNE foi construído coletivamente por mais de quatro milhões de pessoas, através das conferências municipais e estaduais de educação, e que das 20 metas estabelecidas, 14 estão diretamente ligadas à educação básica.

“O mais desafiador é que temos 20 metas para cumprir. Não adianta cumprir só duas porque as outras não caminham. As quatro primeiras metas cuidam daquilo que é essencial, que é ter a criança na escola. Se você garante o acesso e a permanência na escola, as outras metas se constroem. Sem as quatro primeiras metas a gente não vai a lugar nenhum”, afirmou Salete.

Para senadora Lídice da Mata os desafios neste setor são enormes. “Se nós não acreditarmos que esse é um desafio nosso, nós não vamos dar saltos e não vamos a lugar nenhum. O momento de mudar a educação pública é agora”, frisou a socialista.

Na visão do vice-prefeito do município de Itaparica, Emílio Conceição, que também é professor, a esquerda precisa ser protagonista deste movimento nacional a favor da educação pública, gratuita e de qualidade. “Nós precisamos construir novos caminhos de enfrentamento a partir da educação para toda essa crise. Não estamos vivendo uma crise só econômica. É uma crise da sociedade como um todo”, destacou.

Avaliação – De acordo com secretário Sindical do PSB-Bahia, Claudemir Nonato, a missão da comissão organizadora do evento é estender para outras regionais esse debate, que será a principal linha de pensamento político do PSB em 2016 e 2018. Também membro da comissão organizadora, a socialista Cássia Magalhães adiantou que será feita uma reunião de avaliação que norteará as próximas atividades do grupo.

O seminário Educação Básica na Bahia: Conhecer para transformar contou com a presença do vereador Sílvio Humberto, presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Salvador, de professores , dos vereadores Carlucho (Lauro de Freitas), Alecciene Gusmão (Itambé) e lideranças ligadas ao PSB e a APLB-Sindicato de Vitória da Conquista, Amélia Rodrigues, São Sebastião do Passé, Catu, São Francisco do Conde, Mata de São João e Amargosa.

 

Ascom PSB-Bahia

21/09/15