A Secretaria de Mulheres do PSB-Bahia realizou, na manhã deste sábado (16), em Salvador, o Seminário Mulheres em Movimento que discutiu com militantes e lideranças do partido o tema Reforma Política e a ampliação da participação feminina nos espaços de poder. O evento, organizado em parceria com o mandato da deputada estadual Fabíola Mansur, faz parte do projeto da legenda de fortalecer os segmentos, com vistas às eleições de 2016.

Para a senadora Lídice da Mata, presidente estadual do PSB, a falta de informação, preconceito e racismo afastam as mulheres da política. “O entendimento que a sociedade passa e toma como verdade é que o espaço político não é para mulheres”, disse Lídice, que defendeu maior presença feminina nos parlamentos, no Executivo e na militância política. Ela adiantou ter estabelecido que as Comissões Provisórias só sejam aprovadas desde que haja, obrigatoriamente, pelo menos uma mulher, que terá a missão de organizar o segmento nos seu respectivo município e, assim, assegurar a participação do maior número de mulheres nas próximas disputas eleitorais.

A presidente da Comissão de Mulheres da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada estadual Fabíola Mansur, lembrou que durante as campanhas “as doações para mulheres são infinitamente menores do que para os homens”, fator que desmotiva e, muitas vezes, inviabiliza as candidaturas femininas. O vereador Sílvio Humberto apontou que “é preciso a legenda se reinventar e ampliar o debate” para vencer o desafio de trazer para o PSB mais mulheres e jovens.

Reforma Política – Durante o debate a senadora Lídice da Mata explicou que o PSB defende o fim da coligação proporcional, o financiamento empresarial de campanha na modalidade mista, com verba pública e oriunda de doação de pessoa física, e a manutenção do voto proporcional. Quanto à fusão PSB X PPS, assegurou que o partido está fazendo uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral para saber se a fusão será caracterizada como um novo partido, “o que será positivo, caso o parecer seja favorável, porque atrairá parlamentares de outras legendas sem que haja a perda de mandato”.

Durante o Seminário Mulheres em Movimento, a presidente da Força Sindical-Bahia, Nair Goulart, foi homenageada pela sua cotidiana luta em prol da defesa dos direitos da classe trabalhadora e valorosa contribuição na organização do segmento de mulheres do PSB de Salvador. Também ficou estabelecido que a secretária de Mulheres do PSB-Bahia, Luciana Cruz, iniciará a criação de um grupo de trabalho, com até dez pessoas, com o objetivo de reorganizar o segmento de mulheres na capital.

Estiveram presentes no seminário o presidente da Executiva Municipal do PSB, Waldemar Oliveira, o vice-presidente Samuel Nonato, o superintendente da Defesa Civil do Estado, Rodrigo Hita, representantes do Movimento Popular, LGBT, Pessoa com Deficiência, Sindicato dos Feirantes, Força Sindical, Sindicato dos Metalúrgicos, Associação dos Agentes de Endemias de Salvador e militantes de Camaçari, São Francisco do Conde e Maragogipe.

Ascom PSB-Bahia

18/05/15