A criação do Fundo de Educação voltado para o ensino fundamental foi a principal proposta do III Seminário Pensar a Bahia Sustentável que discutiu, durante todo o dia, nesta sexta-feira (09), no Colégio 2 de Julho, em Salvador, os eixos do Programa de Governo que será apresentado à sociedade pela aliança PSB-Rede Sustentabilidade.

Sob a coordenação do vereador Silvio Humberto (PSB), presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Salvador, a professora emérita da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Iracy Picanço, fez uma palestra com o tema “Revolução na Educação para Transformação Social da Bahia”.

Segundo a educadora, embora a Constituição Federal assegure que a educação é um direito de todos e um dever do Estado, o tema nunca foi tratado como prioridade no País. “A educação no Brasil é uma dívida histórica com os brasileiros”, disse. Ela também criticou a morosidade na aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, enviado ao Congresso Nacional em 2010, mas só aprovada na comissão especial da Câmara na semana passada.

“Se eleita governadora, Lídice, acho que um dos seus principais desafios é fazer com que as crianças dos 417 municípios da Bahia tenham acesso e permaneçam na escola”, reforçou Iracy, citando que uma das propostas do PNE é ampliar a oferta da educação infantil em creches, de forma a atender o mínimo de 50% das crianças de até três anos. Ao final dos dez anos de vigência do PNE, os brasileiros deverão ser alfabetizados, no máximo, até os seis anos.

Alan Lacerda, prefeito de Licínio Almeida, município do sudoeste da Bahia com maior nota (6,5) em 2013, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), também compartilhou sua experiência. O prefeito explicou que a parceria com o Instituto Ayrton Sena, a implantação do programa de gestão escolar e o investimento no software (Plataforma Plinks) – que estimula o ensino de forma lúdica através de jogos -, foram alguns dos modelos adotados em sua gestão que levou o município a obter a melhor rede de ensino fundamental da Bahia. “É possível uma educação pública e de qualidade, prova disso é que reduzimos nossos índices de abandono e reprovação nas escolas”, disse.

Em Brumado, também no sudoeste da Bahia, o investimento na educação foi uma das principais marcas da gestão do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB). Em 2005, o município ocupava a 100ª colocação no IDEB, em 2007 saltou para 20ª, em 2009 ocupou a 5ª colocação e está próximo de alcançar o 1º lugar, de acordo com Vasconcelos. “Uma das medidas adotadas foi a criação de pequenos núcleos de escolas no interior do município e a erradicação de professores sem formação superior”, contou.

Propostas – Investir na educação em tempo integral, cobrir o piso dos profissionais da educação e premiar os educadores pelo trabalho feito em sala de aula foram algumas das contribuições feitas pela mestre em educação Maria José Rocha, durante o seminário. Ela também revelou que a Bahia ocupa o 1º lugar no ranking do analfabetismo, seguida pelo estado de São Paulo e que a aliança PSB-Rede deve assumir o compromisso de zerar este índice.

Atenta às propostas, pré-candidata ao governo do Estado, Lídice da Mata, salientou que “é preciso repensar o modelo de educação no estado, que é arcaico. Nós pretendemos construir um projeto de educação que faça com que a criança seja alfabetizada na idade certa e que torne a escola atrativa”. Lídice também externou sua preocupação com a rede estadual de ensino superior, “que tem tido um bom desempenho, mas que é pouco prestigiada”.

De acordo com o presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli, os seminários que a aliança vem realizando desde fevereiro visam “construir um programa de governo com menos propaganda, menos promoção e mais discussão com a sociedade. Nós acreditamos que o programa não é apenas do PSB e, sim, de todos que queiram contribuir com suas ideias”, afirmou.

O III Seminário Pensar a Bahia Sustentável – Educação foi realizado com apoio do secretário Sindical do PSB e dirigente da APLB-Sindicato, Claudemir Nonato, e contou com a presença da vereadora Fabíola Mansur (PSB), dos representantes da Rede Sustentabilidade na Bahia, Antônio Moura e Eugênio Badaró; Dirceu Régis (PSB-Remanso), do suplente de vereador, Samuel Nonato, Rodrigo Hita, pré-candidato a deputado estadual; Capitão Tadeu, deputado estadual, Elisabeth Matos, da Escola de Administração da UFBA, entre outros.

Ascom PSB-Bahia