Os presidentes estaduais do PSB e Podemos e o porta-voz da Rede Sustentabilidade se reuniram, de forma virtual, nesta segunda-feira (15). A pauta discutida pelos pré-candidatos a prefeito de Salvador Lídice da Mata, João Carlos Bacelar e Magno Lavigne foi o futuro da capital baiana após a pandemia do coronavírus.

Eleitos para a Câmara dos Deputados em 2018, com expressiva votação em Salvador, Lídice e Bacelar destacaram que o principal foco da cidade é combater as desigualdades e o desemprego. Já Magno Lavigne, que também é uma liderança destacada da capital baiana, lembrou que o seu partido possui muitas convergências com as legendas que participaram do diálogo desta segunda.

“É preciso que Salvador volte a ser uma cidade mãe. Não dá para pensar o município sem incluir economicamente a sua população negra, que é a maioria dos seus quase 3 milhões de habitantes”, disse Lídice, que foi prefeita de Salvador entre 1993 e 1997.

Bacelar também destacou a importância de governar para toda a cidade e disse que é preciso pensar numa política de inclusão nos bairros e de seus moradores. “Temos que nos atentar à questão das desigualdades econômicas. O próximo prefeito ou prefeita de Salvador terá que enfrentar o racismo estrutural de frente e não apenas se preocupar com ações cosméticas”, disse o deputado federal.

Já Magno Lavigne destacou a trajetória de Lídice e Bacelar, bem como defendeu uma visão mais humanizada de cidade. “Muito bom conversar com Lidice e Bacelar. Vejo nos dois o que tem de melhor na política, e nós, da Rede, temos várias confluências de pensamentos com ambos. Independente de eventualmente estarmos juntos ou não nossas interculocuções serão sempre privilegiadas, pois tratam-se sobretudo da boa política, de pensar no futuro e cuidar das pesssoas”, disse.

Também participaram da reunião o dirigente nacional da Rede, Júlio Rocha, o primeiro-secretário do PSB na Bahia, Rodrigo Hita e o coordenador político do mandato da deputada Lídice, Alisson Gonçalves.