Militantes socialistas de todo o Brasil estão em Salvador até sábado (17) para participarem da 13º edição do Fórum Social Mundial. Com o tema “Resistir é criar, resistir é transformar”, o evento deve reunir cerca de 60 mil pessoas, de 120 países. A abertura aconteceu nesta terça-feira (13), com a Marcha das Mulheres, que seguiu do Campo Grande até a Praça Castro Alves.

Com mais de 1.500 coletivos, organizações e entidades cadastradas, e em torno de 1.300 atividades autogestionadas inscritas, o Fórum terá como espaço principal o Campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas o Parque do Abaeté, em Itapuã e o Parque São Bartolomeu, no Subúrbio, também se tornarão territórios de diálogo e convergência.

Diversos temas, sobretudo ligados a direitos humanos, democratização da economia, cultura, racismo, comunicação, as questões LGBT e territorialidade serão discutidos durante os cinco dias do evento.

Nesta quarta-feira (14), às 11h, o vereador de Salvador, Silvio Humberto; o ex-deputado federal, Domingos Leonelli; e o presidente municipal do PSB, Waldemar Oliveira vão participar do debate “A Crise Mundial da Esquerda e as Perspectivas Históricas”, que vai ocorrer no PAF-3, na sala 312.

A senadora Lídice da Mata irá participar de dois debates: o 1º Encontro de Mulheres Estudantes da UEB – Vozes Feministas: Em defesa das Universidades e pela Democracia; e a Tenda do Futuro do Trabalho da SINDPREV – BA, com o tema: Consequências Negativas do Desmonte da Previdência para as Mulheres.

Grandes nomes da política nacional e internacional já confirmaram presença, como os ex-presidentes Lula e Dilma; Fernando Lugo, do Paraguai; José Mujica, do Uruguai; e Cristina Kirchner, da Argentina. Eles estarão presentes no Ato pela Democracia, que irá acontecer na quinta-feira (15), às 17h, no Estádio de Pituaçu.

Confira a programação completa.