Durante o trajeto do Desfile Cívico do Dois de Julho, que aconteceu nesta terça-feira, a militância e principais lideranças do Partido Socialista Brasileiro (PSB Bahia) protestaram contra a Reforma da Previdência e o atual governo. Estiveram presentes a deputada federal e presidente estadual do PSB, Lídice da Mata; o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira; o presidente municipal da legenda, vereador Silvio Humberto; a deputada estadual Fabíola Mansur; os dirigentes partidários Domingos Leonelli e Rodrigo Hita; além de lideranças dos movimentos de negritude, mulher, sindical, LGBTQI e popular.

“Essa é a data magna dos baianos e representa a consolidação da Independência do Brasil. Aproveitamos a oportunidade para intensificar a luta contra a Reforma da Previdência, pois consideramos a proposta do governo um ataque contra os mais pobres e trabalhadores brasileiros, e que praticamente inviabiliza a aposentadoria”, destacou Lídice da Mata.

“O Dois de Julho é de fundamental importância para nosso povo, pois representa a luta e a resistência dos baianos. E nós continuamos aqui lutando contra os retrocessos que nos rodeiam na atualidade. A nossa bandeira será sempre a favor dos direitos de todos e não vamos nos calar”, afirmou Fabíola Mansur.

Hoje foi mais um dia de luta contra os nefastos ataques aos direitos da classe trabalhadora. Estamos aqui para reafirmar que somos contrários ao retrocesso, à reforma da Previdência e ao fascismo”, ressaltou Sílvio Humberto.

Data cívica – A festa do 2 de Julho é uma das mais tradicionais da Bahia. Foi nesta data que em 1823, as tropas brasileiras entraram vitoriosas em Salvador, que após quase um ano de muitas batalhas, conseguiram a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal. Todos os anos a Bahia celebra essa data tão importante com o cortejo, que vai da Lapinha até o Terreiro de Jesus, no Centro Histórico. Baianos, movimentos sociais e partidos políticos participam do desfile, acompanhando o carro do Caboclo e da Cabocla, ícones do Dois de Julho e que representam a participação do povo nas lutas pela Independência.