O primeiro-secretário do PSB-Bahia, Rodrigo Hita, esteve em Igatu, distrito de Andaraí, para participar do Encontro de Gestores da Chapada Diamantina, realizado entre os dias 02 e 03 de agosto pela União de Municípios da Chapada Diamantina (UMDC). O encontro contou com a presença da maioria dos prefeitos da região, além de deputados estaduais, deputados federais, três secretários de Estado, o Vice-governador Otto Alencar e a Senadora Lídice da Mata (PSB). Na oportunidade, foram discutidas as estratégias para o crescimento da Chapada Diamantina.

De acordo com Rodrigo Hita, também foram tratados temas importantes como saúde, com a reivindicação para a conclusão do Hospital Regional da Chapada, e educação; além de temas relativos às pautas defendidas nacionalmente pelos municipalistas, como o aumento de receita necessária para os municípios, avanços na Lei de Responsabilidade Fiscal e o Pacto Federativo, já que 70% dos recursos públicos são destinados à União e o restante dividido entre Estados e Municípios, cabendo ao município, que é quem aplica a política pública na ponta, a menor parte da arrecadação.

Para a senadora Lídice da Mata a Chapada Diamantina está fora dos grandes projetos de novos investimentos previstos no Estado. “A região é fraca na área do agronegócio, está fora da área de abrangência das obras da ferrovia Oeste-leste, fora dos investimentos do Porto-Sul e do novo aeroporto e fora da área de mineração, ou seja, fora de toda a macropolítica econômica em voga hoje no Estado”, disse.

O primeiro-secretário do PSB ainda destacou que a Chapada Diamantina é um local de beleza indescritível e de riqueza história da época áurea do garimpo de diamantes na região. “Deve-se concentrar em ser uma potência em serviços e o Estado e a União devem investir nisso. O turismo pode e deve render desenvolvimento para essa região, assim como são necessários maiores investimentos na agricultura familiar”, ressaltou.  Para Rodrigo Hita, independente de coloração partidária, se faz imprescindível que a próxima Universidade Federal da Bahia seja instalada na Chapada Diamantina.

Fonte: Ascom PSB-BA