A comitiva ‪‎#PSB40Bahia formada pela senadora Lídice da Mata, os deputados Bebeto Galvão (Federal), Fabíola Mansur (Estadual), militantes e lideranças da região sul do Estado esteve em  Gandu, nesta sexta-feira (25), para participar do ato de filiação ao PSB de Durval Libânio, professor, presidente do Instituto Cabruca e eleito, em 2014, uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil pela revista Época.

Durante o evento, que marcou a posse da comissão executiva municipal, presidida pelo médico Roberto Deway, e o anúncio da pré-candidatura de Durval Libânio à prefeitura de Gandu, a presidente estadual da legenda, senadora Lídice da Mata, destacou que ela, juntamente com os deputados Bebeto e Fabíola, passaram meses negociando a vinda de Libânio para o PSB e que sua luta em defesa da cacauicultura o credencia como forte candidato ao pleito municipal em 2016.

“O PSB quer construir com vocês novamente esse movimento de transformar Gandu porque nós queremos ajudá-los a modificar esta cidade. Nós manteremos o PSB como uma referência objetiva, indispensável à construção do nosso partido hoje na Bahia”, afirmou Lídice.

O deputado federal Bebeto Galvão colou o seu mandato a serviço de Gandu e destacou que o PSB não é oposição a cidade. “Nós somos oposição aos métodos, a forma de gestão que exclui o povo, que afasta da saúde, que não dá trabalho, que não garante a geração de renda. São esses mecanismos que nós nos opusemos”, ressaltou o socialista, ao emendar que a população poderá depositar no PSB a confiança de que o partido irá trabalhar para construir uma nova Gandu.

A deputada estadual Fabíola Mansur lembrou a antiga relação com a população do município, desde a época em que montou uma clínica para atendimento oftalmológico 100% SUS, projeto que não foi adiante, segundo ela, devido à precarização da saúde e falta de repasse.

Transforma Gandu– Muito aplaudido, Durval Libânio destacou que, hoje, o maior anseio da população é ver o município avançar nas áreas da saúde e da educação e que é inadmissível que a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) não esteja presente em Gandu. Libânio também enfatizou que com o objetivo de elevar Gandu a um patamar de destaque na região, foi lançada a frente de partidos da oposição Transforma Gandu, que visa contribuir para o desenvolvimento do sul da Bahia.

“Eu me filiei ao PSB com o compromisso de não apenas ser pré-candidato a prefeito de Gandu, mas também de ajudar a construir o partido porque o partido assumiu o sul da Bahia, assumiu a causa do cacau e a Bahia não tem pobreza apenas no semiárido. Nós temos aqui pobreza sim, em níveis altíssimos, e nós temos que mudar essa realidade e construir uma região sustentável”, enfatizou.