Vestidos de branco, militantes do PSB e da Rede Sustentabilidade percorrerão juntos os oito quilômetros que separam a Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, até a Colina Sagrada, no Bonfim, nesta quinta-feira (16). A concentração será às 7h30, na ladeira da Conceição, onde o grupo seguirá no cortejo que contará com a presença da senadora Lídice da Mata e parlamentares da sigla.

Para o vereador Silvio Humberto (PSB), que sempre participou da Lavagem como devoto, este ano ele irá até a Colina Sagrada levando as bandeiras da educação, igualdade e respeito. “Gosto da expressão ‘Quem tem fé vai a pé’ e eu irei com muita fé, com o sentimento de renovação e de vontade de fazer uma Salvador melhor”, ressaltou.

Já a vereadora socialista Fabíola Mansur participará do cortejo num movimento político de resistência e salvaguarda das tradições culturais da Bahia, como a capoeira, as baianas de acarajé, o samba de roda e a Lavagem do Senhor do Bonfim, que recebeu, nesta quarta-feira (15), o título de Patrimônio Imaterial Nacional, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“É no Bonfim que o ano dos baianos começa. A lavagem tem uma ligação intrínseca com a ancestralidade porque expressa a fé no que virá, a fé num mundo melhor e mais justo, inclusive na política”, reforçou a vereadora.

A Festa do Senhor do Bonfim é realizada desde o ano de 1745, como reconhecimento aos bens culturais imateriais, às habilidades e às crenças do povo baiano.

Ascom PSB-BA