Com o resultado das urnas no último dia 8 de outubro, o Partido Socialista Brasileiro (PSB Bahia) dobrou a sua bancada de parlamentares em relação às eleições de 2014.

Para deputado federal, o PSB somou mais de 257 mil votos e elegeu dois importantes nomes para compor o Congresso Nacional nos próximos quatro anos: Lídice da Mata e Marcelo Nilo.

Já na disputa para deputado estadual, foram eleitos Alex Lima (82.038 votos), Marcelinho Veiga (70.612 votos), Marquinho Viana (59.020 votos) e Fabíola Mansur (54.444 votos). O socialista Angelo Almeida também teve um expressivo desempenho eleitoral, ficando na segunda suplência com 45.784 votos.

A presidente estadual do PSB, Lídice da Mata deixa o Senado no dia 1° de fevereiro e assume pela terceira vez uma cadeira na Câmara dos Deputados, onde irá representar a Bahia na luta pela democracia e retomada do desenvolvimento econômico e inclusão social no país.

Em 30 anos de vida pública, sendo a primeira prefeita de Salvador a primeira senadora da Bahia, Lídice será uma das 77 deputadas da próxima legislatura e terá um mandato voltado para defesa dos direitos da mulher, das crianças e dos adolescentes, da cidadania e promoção dos direitos humanos e geração de empregos. Também fará um trabalho para as áreas da saúde, turismo, segurança pública e desenvolvimento da Bahia, com a continuidade da pauta em defesa do setor cacaueiro.

Um dos principais nomes da política baiana, Marcelo Nilo se elegeu mais uma vez com uma votação de peso para o mandato de deputado federal (2019-2022). Com sete mandatos de deputado estadual e por dez anos consecutivos presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nilo focou as suas ações para tornar a Assembleia um poder independente, sem a interferência do Governo, abrindo espaço para os deputados de oposição e para os movimentos sociais da Bahia, como negros, homossexuais, mulheres, índios e sem-terra. Bastante conhecedor dos 417 municípios da Bahia, Nilo estará em Brasília com os olhos voltados para o estado e para o povo baiano.

Deputados Estaduais

O deputado Alex Lima foi o mais votado do partido e iniciará o seu segundo mandato com muita força política. Unindo experiência com renovação, o parlamentar tem como compromisso alavancar o desenvolvimento do estado, comprometido com os interesses do povo.

Estreando na disputa eleitoral, Marcelinho Veiga defende pautas importantes voltadas para a juventude, educação e cultura. Como ex-diretor de Gestão Corporativa da Embasa, ele também irá trabalhar para a ampliação dos sistemas de abastecimento de água e redes de esgoto no Bahia.

Com vasta experiência na Assembleia Legislativa, Marquinho Viana chega ao seu terceiro mandato com a agricultura, o meio ambiente e a política rural sendo as suas principais bandeiras. Com fortes bases eleitorais no interior do estado, Marquinho irá continuar se dedicando a melhorar a vida do homem do campo, com emendas voltadas para a recuperação de estradas, preservação de rios, fortalecimento da agricultura familiar e implantação de energia elétrica.

Superando a votação da última eleição, Fabíola Mansur se reelegeu tendo como plataforma a defesa de políticas públicas para as mulheres, para a população LGBT, para a pessoa com deficiência, fortalecimento da saúde pública através do SUS, do desenvolvimento urbano sustentável e equilibrado, do turismo, da moradia e o resgate da participação cidadã e popular na política.

Segunda suplência – O atual deputado Angelo Almeida espera retomar o mandato na Assembleia no próximo ano e continuar o seu importante trabalho na Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos e de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.