Fomentar o esporte como meio de inclusão social, com base na educação de jovens e crianças. Este é um dos objetivos da implantação da Secretaria Estadual de Esportes do Partido Socialista Brasileiro (PSB), na Bahia, que empossou, na última quinta-feira (26), Francisco Neto, secretário estadual da nova pasta. Ele também é presidente da Associação de Árbitros do Estado da Bahia (AEBA).

A solenidade ocorreu com a presença da presidente do partido, a deputada federal Lídice da Mata, a deputada estadual Fabíola Mansur, a secretária estadual de Mulheres do PSB, Luciana Cruz e o professor Marcelo. Árbitros profissionais de diversas modalidades, a ex-presidente do Movimento de Mulheres do partido, Hildete, e o radialista esportivo, Jailson Baraúna, também participaram do ato. Na oportunidade, 20 novos integrantes foram filiados à legenda.

Em sua fala, Lídice ressaltou a importância da criação da pasta e propõe o debate de políticas do esporte para os municípios, neste ano que antecede o processo eleitoral.

“Podemos levar essas ideias para todos os candidatos a vereadores e prefeitos em toda Bahia. Além de apresentarmos algumas dessas ideias ao Governo do Estado. E que, também, possam ser levadas ao conjunto do estado, por meio da Secretaria Estadual de Esportes”, detalhou.

A deputada Fabíola Mansur reiterou a importância da história do PSB e pontuou valores do partido necessários para o desenvolvimento do esporte como meio de inclusão.

“Sobretudo o Partido Socialista Brasileiro tem valores como a promoção da igualdade, a defesa da justiça social e a defesa da educação. Quem defende a educação, a inclusão, a juventude, defende também o esporte. Porque o esporte faz parte e é parte intrínseca dessas políticas de inclusão”, reforça a deputada.

O titular do novo segmento partidário do PSB, Francisco Neto, informa que uma nova reunião já está agendada para registrar o início das atividades da Secretaria Estadual de Esportes da legenda na Bahia, que conta com outros quatro integrantes. “O primeiro encontro está marcado para o dia 10 de outubro. Vamos discutir nas reuniões, a promoção de campeonatos, ações para a juventude nas escolas de Salvador e dos municípios baianos e, principalmente, políticas públicas para o esporte de inclusão”, conclui.

Além de Francisco Neto, o professor Marcelo, Pedro Augusto, Felipe e Nivaldo Boa Morte, compõem o quadro de integrantes da iniciativa que é pioneira no partido.