Participação feminina na política. Esse foi o grande ponto debatido durante o Seminário “Mulher: conquistas e desafios em ano eleitoral”, realizado pela Secretaria de Mulheres do PSB Bahia, com o apoio da Fundação João Mangabeira, no último final de semana (18 e 19 de maio). O evento contou com a participação de representantes de Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Paulo Afonso, Vitória da Conquista e da capital, além da presença dos Movimentos Popular e Negritude Socialista.

Vanda Menezes, importante liderança negra e feminista e primeira secretária da Mulher do Brasil, destacou durante sua palestra que as mulheres precisam se candidatar para ganhar e não para compor chapa. “Não podemos retroceder. Na atual conjuntura, não há saída se não for pelas mãos das mulheres”, reforçou.

A senadora Lídice da Mata lembrou que nestas eleições os partidos deverão destinar no mínimo 30% dos recursos do fundo às campanhas à candidatura de mulheres. “Somos maioria no voto e temos que representar esse percentual no Congresso Nacional. O PSB vem fazendo um trabalho inovador nessa área e esperamos ter um excelente resultado nas eleições. Vamos lutar por mais mulheres na política”, pontuou.

“As mulheres precisam se candidatar. Temos que buscar um lugar que nos pertence e que temos direito. Unidade é a palavra-chave”, afirmou Dora Pires, secretária nacional de Mulheres do PSB. A secretária estadual de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira, também esteve presente no evento.

A programação contou ainda com uma palestra sobre Economia Criativa, com Rita Clementina; um debate sobre “Mulheres nas Eleições 2018”, com a Ouvidora Geral da Defensoria Pública, Vilma Reis e Vanda Menezes; além da discussão sobre “Conjuntura política, reflexão e normativas eleitorais”, com Iris Dourado, da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Salvador.

Cenário: As mulheres representam 52% do eleitorado brasileiro, mas apenas 11,3% do total de deputados federais e senadores são mulheres. “São anos de história de luta pela participação das mulheres na política e esses dados estatísticos nos preocupam. Temos um longo caminho a percorrer para a igualdade de gênero na política”, explica Luciana Cruz, secretária estadual das Mulheres do PSB Bahia e organizadora do evento.