Os vereadores Fabíola Mansur, Sílvio Humberto, ambos do PSB, e Cláudio Tinoco (DEM), deram entrada, na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Salvador,  em Projeto de Indicação ao Executivo sugerindo a oficialização do circuito Mestre Bimba, no Nordeste de Amaralina.

O carnaval que contempla os moradores do Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho existe há dez anos, mas sem apoio do poder público. Tudo é custeado pela comunidade. Segundo a vereadora Fabíola Mansur, o circuito Mestre Bimba tem 30 agremiações – entre travestidos, samba, capoeira, afoxé, pagodes e quebradeiras.

“Tornar oficial uma atividade como esta que já foi elevada pelo povo é sem dúvida garantir a sua realização qualificada a cada ano por meio do compromisso protetor do estado em relação às culturas de identidade que surgem da interação direta dos indivíduos com a natureza, seu ambiente e as expressões culturais”, ressalta Fabíola.

Em janeiro deste ano,  o circuito mestre bimba foi reconhecido pelo Conselho do Carnaval e por uma comissão de vereadores que se reuniram duas vezes e formaram a Frente em Defesa do Carnaval do Nordeste de Amaralina. A frente é formada por Fabíola Mansur, Sílvio Humberto e Cláudio Tinoco.

Nos sete dias de folia, o Circuito Mestre Bimba recebe 90 mil pessoas. Mestre Bimba foi criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de capoeira regional.

 

Ascom vereadora Fabíola Mansur