Com quase 17 mil votos de aclamação da população de Monte Santo, município do sertão da Bahia, nestas eleições de 2020, Silvania Silva Matos foi a primeira mulher eleita prefeita da cidade que tem 185 anos, em votação histórica, assim como sua parceira Itacia Andrade, primeira vice-prefeita eleita.

Silvania Matos, como é conhecida, tem 48 anos, é professora, administradora, empresária e é casada. Esse é o primeiro pleito que vai ocupar a cadeira do executivo municipal, mas sua trajetória na política iniciou nas eleições de 2012 quando foi eleita vereadora para a gestão de 2013 a 2016. Matos destaca que o seu mandato será voltado para organização e mudança do cenário de Monte Santo, que se encontra na 415ª posição de municípios baianos com os piores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).

“Temos um desafio de mudar e transformar este cenário em Monte Santo, com destaque para uma gestão participativa, ouvindo a população com as demandas necessárias e priorizando ações que sejam justas e boas para cada cidadã e cidadão desta cidade. Nosso mandato será dividido em quatro núcleos, onde faremos uma revolução nas áreas de Educação, Saúde, Agricultura, Segurança, Infraestrutura, na Cultura, Esporte e Lazer e com a retomada do turismo neste município que tem um legado histórico”, detalhou a prefeita eleita.

Planos para novo mandato

Entre algumas das principais realizações, na Educação, Silvania salienta prioridade dos direitos adquiridos pelos profissionais e no trabalho de motivação e inclusão do aluno, com respeito às diversidades, já que Monte Santo é composta por escolas evangélicas, militares, quilombolas, agrícolas e católicas; construção de quatro colégios com modalidade de tempo integral; qualificação dos profissionais de Educação com equipe especializada para atendimento de alunas e alunos especiais e que contribuam no descobrimento das potencialidades e vocações e o preparo dos estudantes, no período do Ensino Médio, para acesso às universidades e mercado de trabalho; implantação de método de ensino para inclusão e atração de crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social às escolas.

Na Saúde, a prefeita eleita informa que vai dar continuidade nas obras de reforma e ampliação do hospital municipal que está parado, com apoio do Governo do Estado, para aquisição de novos equipamentos e contratação de profissionais da Saúde de todas as especialidades, para que a população não precise se deslocar para ter atendimento em outros municípios; construção de novos postos de saúde da família nos povoados e a implantação do Projeto Amigos da Terceira Idade, que visa Atenção Básica de Saúde com prioridade a idosos e crianças.

Na Infraestrutura, sinaliza a sequência nas obras iniciadas de pavimentação, reforma de praças, escolas e quadras esportivas que não foram concluídas; luta pela universalização da rede elétrica e do acesso à agua com implantação do sistema de abastecimento nos povoados que não têm o acesso.

No Esporte, Cultura e Lazer, a chefe do executivo destaca a construção de novas quadras poliesportivas, de novas praças e parques infantis nos povoados, além da construção de espaços de integração com academia pública, parque infantil e espaços para realização de caminhadas e ciclovias na sede do município; criação da Copa Municipal com diversas modalidades esportivas, em especial o futebol feminino e masculino, com integração na sede e povoados, para fortalecimento da economia da região rural.

Na Agricultura – Como 82% da população de Monte Santo mora na zona rural, Silvania pontua que o fortalecimento da Agricultura e das famílias de produtoras e produtores rurais está entre um dos principais planos para o novo mandato. Em parceria com o Governo Estadual, a prefeita vai lutar para conseguir financiamentos por meio do Programa Bahia Produtiva e formação de quintais produtivos com água e luz para todos; suporte na produção e comercialização dos produtos e compra de maior parte dos alimentos para merenda escolar diretamente dos agricultores e agricultoras familiares.

No Turismo, por ser um município com um legado histórico, o objetivo é torna-lo um atrativo turístico, com o apoio nos festejos e diversidades de eventos voltados para todas as religiões; evidenciar o Monte Santo, que tem mais de 200 anos, com a capacitação de jovens para se tornarem guias turísticos, entre outras ações para o fortalecimento deste setor.

Para conferir o plano de governo completo de Silvania Matos e Itacia Andrade, acesse aqui.