Neste sábado (6), às 9h, o PSB Bahia realiza, em sua sede, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, um encontro crucial para pré-candidatos e pré-candidatas. O tema central do seminário é a prestação de contas de campanha, enfatizando sua importância para a transparência no processo eleitoral. A palestra será conduzida pela contadora Bruna Lessa, que abordará os riscos associados à falta de conhecimento na realização adequada da prestação de contas, incluindo repercussões legais que podem impactar significativamente a carreira política de um candidato.

Veja a entrevista completa cedida ao repórter Victor Razoni!

Como será o encontro?

Bruna Lessa- Farei uma breve explanação sobre prestação de contas de campanha, que é essencial para a transparência do processo eleitoral.

Que riscos corre um CANDIDATO ao não saber fazer a prestação de contas?

Bruna – Uma prestação de contas mal feita pode não só manchar a reputação de um político, mas também retirá-lo do cenário eleitoral por um longo período. Além disso, a depender da situação, o candidato sofre penalidades financeiras. Ele também fica sem certidão de quitação eleitoral e é impedido de ser candidato até o final da legislatura para a qual concorreu. A prestação de contas serve ainda para demonstrar que a campanha foi realizada corretamente, de acordo com a legislação.

Quais os passos que o candidato ou candidata deve tomar para uma boa prestação de contas?

Bruna – Primeiramente consultar a legislação, seguir as orientações do advogado e do contador. O propósito da prestação de contas é a transparência e aplicação correta dos recursos, assim como a comprovação desses gastos.