O novo diretor-presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e primeiro-secretário do Partido Socialista Brasileiro (PSB), na Bahia, Rodrigo Hita, disse em entrevista, na terça-feira (5), que a meta para este início de mandato é atrair novos investimentos e clientes. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) serão cooptadas para parceria. Hita informou, também, que pretende ir a Brasília, na próxima semana, para começar o trabalho de captação de recursos para a Flem.

“Nós pegamos um espaço arrumado que o antigo gestor veio para arrumar a casa e administrativamente está bem. Primeiro, estou reunindo para conhecer todo corpo de funcionários, diretores, coordenadores e estou pedindo apresentação de todos os projetos que a Flem toca, para saber em que pé está, quais são os erros e o que precisa corrigir, nesse sentido, e ampliar. A nossa meta, agora, é buscar mais projetos, mais recursos de outras fontes”, disse.

Hita antecipou que já existem alguns projetos em andamento e falou sobre as ações que estão sendo pensadas e previstas. “Temos aqui algumas coisas que já estão engatilhadas, principalmente fora do estado, que estamos tomando conhecimento. Vamos buscar isso na na relação política, na relação de articulação, que eu faço melhor”, destacou.

O presidente da Flem informou que um banco de projetos, “que sejam bons para o estado”, será organizado. “Essa é a ideia da Flem, agora, e não ficar tão dependente do Governo do Estado. Acho que é um novo momento da Flem nesse sentido. Vamos expandir, fazer com que a Flem cresça, traga mais recursos e que precisamos transformar em política pública para o estado”, reiterou.

O líder da Fundação também comentou sobre a possibilidade de ações e projetos futuros, que já estão sendo analisados. “Tem projetos que a gente pensa, como o Observatório de Economia Criativa, Observatório de Qualificação dos Consórcios Públicos, que é uma ferramenta que está sendo utilizada de gestão e a Flem pode usar e ajudar esses consórcios a se viabilizarem”, antecipou.

INVESTIMENTO E PESQUISA 

A ida a Brasília, segundo Rodrigo Hita, é para para tentar realizar a captação de investimento na faixa de R$ 30 milhões. “Ainda estamos em discussões para começar a tocar e pensar em novos projetos. Já falei com a secretária de Ciência e Tecnologia, Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, e o diretor da Fapesb, Márcio Gilberto Cardoso Costa”, afirmou.

Hita salientou que pretende “juntar mentes da Flem, da Secti, da Fapesb, com esses que vão pesquisar os financiamentos que o estado fez para pesquisa na Fapesb, com doutorandos e mestres baianos”. E que o objetivo da Fundação é verificar de que forma essa pesquisa poderá se transformar em projeto.

“A viabilidade de uma pesquisa dessa se transformar em novos projetos é muito importante, porque tem muita coisa na Fapesb que pode se transformar em política pública para o estado e render qualidade de vida para a população”, afirmou o presidente da Flem.

REPERCUSSÃO

A posse de Rodrigo Hita à frente da presidência da Fundação Luís Eduardo Magalhães rendeu elogios e comentários de parlamentares do PSB Bahia.

A presidente do partido e deputada federal, Lídice da Mata, elogia o líder da Fundação. “Rodrigo é jovem quadro com experiência política e administrativa e competência comprovada. Não tenho dúvida que fará um grande trabalho”, reconheceu.

Marcelo Nilo, deputado federal, comenta sobre a nova missão de Hita na liderança do Programa Primeiro Emprego. “Rodrigo é uma jovem liderança e faz parte de uma nova e boa safra de gestores públicos da Bahia. Após responder pela Defesa Civil do Estado e comandar a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por 2 anos, Rodrigo assume a presidência da Flem com a incumbência de liderar o Programa Primeiro Emprego, um dos principais projetos de inclusão e geração de emprego do governador Rui Costa”, reforçou.

Em sua fala, o deputado estadual Alex Lima reforça a experiência e o preparo do novo presidente da Fundação. “Rodrigo Hita é um grande quadro do PSB Bahia e extremamente preparado para enfrentar qualquer desafio. Tenho certeza de que fará uma bela trajetória na presidência da Fundação Luís Eduardo Magalhães, pois experiência e gestão ele tem de sobra para encabeçar qualquer projeto”, elogiou.

O deputado estadual Marcelo Veiga enfatizou o perfil técnico de Hita. “Uma jovem liderança política e extremamente técnico. A sociedade precisa de mais pessoas com esse perfil”, disse.

O ex-deputado federal Bebeto Galvão parabeniza e destaca sua competência. “Rodrigo alia liderança política com criatividade, inovação e a competência necessária ao gestor público. Na Flem, ajudará o “Governo Rui” com uma visão contemporânea e inovadora de gestão pública. Parabéns, Rodrigo!”.

A experiência do jovem presidente da Flem rendeu elogios e manifestações de apoio do ex-deputado federal, Ângelo Almeida. “A experiência adquirida por Rodrigo na sua curta caminhada política, nos anima bastante e nos dá a segurança de que o mesmo fará um trabalho diferenciado à frente dessa importante instituição”, finaliza.