No dia 9 de novembro foi inaugurada, no município de Malhada – BA, com a presença da Presidenta Dilma Rousseff, a primeira etapa da Adutora do Algodão, que leva água do Rio São Francisco para os municípios baianos de Malhada, Iuiu, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Candiba, Pindaí e Matina. Uma obra de grande representatividade para a população da região, sendo a solução definitiva para o problema de abastecimento de d’água, dando condições para o convívio com a seca.

Esta foi a maior obra da região, com investimento de R$ 160 milhões só na primeira etapa, executada pelo Governo da Bahia, através da Embasa, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf). Foram abastecidas as casas de mais de 120 mil habitantes, com 265 km de adutoras, uma estação de tratamento de água, uma estação de tratamento de lodo, seis elevatórias, seis reservatórios e uma vazão de 480 litros por segundo quando a operação alcançar os 100%.

A chuva alegrou ainda mais o momento da inauguração, que é a realização de um grande e antigo sonho dos sertanejos da região. A presidenta Dilma demonstrou a sua alegria em entregar a obra, e declarou: “O que for preciso para garantir a condição de sobrevivência para vocês, iremos fazer, a exemplo desta obra entregue em tempo recorde.” A presidenta inclusive citou que o seu bisavó, que era de Caetité, foi para Minas Gerais em busca de melhor qualidade de vida “agora, a nossa intenção é que as pessoas sobrevivam bem aqui, e que não precisem sair para garantir o sustento familiar. É dever do governo garantir que as pessoas não sofram as conseqüências da seca.”, destacou a presidenta, que na oportunidade anunciou grandes conquistas para Caetité, como o esgotamento sanitário e a conclusão da segunda etapa da Adutora, que beneficiará o município.

Com investimento de mais R$ 42 milhões, a ampliação da adutora foi fruto de reivindicações da Prefeitura de Caetité, com apoio do Secretário da Casa Civil da Bahia, Deputado Federal Rui Costa. O sistema irá reforçar o abastecimento de água no município de Caetité, nos distritos de Maniaçu, Morrinhos e Ibitira – inclusive para a população rural, e municípios de Lagoa Real e Rio do Antônio, totalizando mais 30 mil habitantes beneficiados. Serão cerca de 156 Km de ampliação, com oito estações elevatórias e três reservatórios. A entrega da ampliação da Adutora está prevista para 2013.

Durante a inauguração, D. Maria do Pindaí, presidente dos Movimentos Sociais das Mulheres Camponesas do Município de Pindaí, agradeceu a obra em nome da população beneficiada. “Hoje é um dia muito importante para a nossa região. Significa um novo tempo para nós. Só de lembrar que há 6 anos precisávamos buscar água na cabeça, e hoje vivemos uma nova realidade, tendo água na torneira. Isso significa condições para o sustento, para alimentar e para plantar. Quem sofre o que passamos, reconhece a grandiosidade desta obra”, desabafou D. Maria.

O evento contou também com as presenças do governador Jaques Wagner, do ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, dentre outras autoridades políticas, como prefeitos, secretários municipais e vereadores regionais, deputados federais e estaduais, além da imprensa e da população regional.

ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caetité

Jornalista Responsável: Giselle Ribeiro Quintão