Propiciar a descoberta de talentos artísticos, motivando-os a explorarem o próprio potencial, fazendo valer a aplicação das políticas públicas de incentivo à educação e cultura. É com essa intenção que a Prefeitura de Jequié, através das intervenções das pastas responsáveis pela Educação e Cultura, realiza o Festival Som do Sol.

“Começamos esse projeto nas escolas, nas etapas que selecionaram os alunos e, agora, estamos dando início aos ensaios para a fase final, quando eles se apresentarão em praça pública. Estamos orgulhosos e muito felizes com esse evento. É o sonho de uma educação feita com respeito, dignidade, qualidade e, sobretudo, amor, aos nossos alunos.”, disse o secretário de Educação, o professor, Roberto Gondim.

O festival é uma experiência pioneira de implementação de políticas culturais no campo da arte musical, com os estudantes da rede municipal de ensino, que começou a ser desenvolvida pela Secretaria de Educação e pela Secretaria de Cultura e Turismo. O evento tem o objetivo de promover uma educação que contemple o desenvolvimento dos estudantes, nos variados contextos sociais, políticos e culturais, bem como identificar, assim, os talentos existentes nas unidades escolares.

“A cidade vive hoje uma efervescência cultural que há muito tempo não se via. São ações em todos os setores e contemplando diversas áreas. Com este festival, a Prefeitura de Jequié pretende dar espaço aos jovens talentos que existem entre os nossos alunos da rede municipal, propiciando-os o espaço para a demonstração de sua arte, através da música.”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade.

O Festival Som do Sol foi dividido em etapas, com a seleção e classificação dos estudantes em cada unidade escolar participante e depois, já com todos os candidatos selecionados nas escolas, classificaram-se 10 candidatos, que vão para uma fase final do Festival e que, a partir de agora, irão ensaiar acompanhados por uma banda de músicos profissionais para chegarem preparados para a grande final, que ocorrerá no dia 21 de dezembro, na Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade.