O mês de março também é dedicado à luta contra a tuberculose, tendo o dia 24 como a data símbolo desta causa. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, vem realizando diversas atividades para chamar a atenção para esta doença, nas unidades de saúde do município. Como parte do conjunto de ações que visam auxiliar no combate à doença e na busca ativa por pessoas que apresentam os sintomas, vem sendo realizadas palestras de orientação, com entrega de panfletos sobre os cuidados com a saúde.

A Prefeitura de Jequié lembra que o tratamento da doença é oferecido, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que todas as Unidades de Saúde do município disponibilizam assistência aos tuberculosos. O tratamento deve ser realizado durante seis meses, sem interrupção para que não haja resistência aos medicamentos. Na tuberculose multirresistente, o tratamento se estende por dois anos ou mais.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium Tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Os principais sintomas da Tuberculose são: tosse por mais de 15 dias, febre baixa e falta de apetite. Caso você apresente ou conheça alguém que tenha esses sintomas, encaminhe à Unidade mais próxima de sua casa, pois a tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito.