As hepatites virais continuam sendo um grave problema de saúde pública, principalmente as hepatites B e C, que associam-se frequentemente com cirrose hepática e o carcinoma hepatocelular, que são tumores originados no fígado. A Hepatite B infecta hoje 300 milhões de pessoas no mundo e cerca de 1 milhão de brasileiros. Visando ampliar as informações e prevenir acerca dessa doença, a Prefeitura de Jequié, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, promove a campanha de luta contra as Hepatites Virais.

Durante esta semana as unidades de saúde do município vão realizar ações de combate às hepatites virais, com oferta de teste rápido para detectar as hepatites B e C e vacina contra a Hepatite B, além de oferecer informações sobre a doença.

Em pareceria com o Centro de Referência em Doenças Endêmicas Pirajá Silva (PIEJ), a Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta sexta-feira (28), o Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais. Uma Feira de Saúde será montada na Praça Rui Barbosa, com a oferta de vários serviços que promovem a detecção e prevenção das hepatites.

“A campanha serve como estímulo para que as pessoas procurem se informar sobre o tema e busquem um diagnóstico precoce. A hepatite é a inflamação do fígado, uma doença que nem sempre apresenta sintomas. Muitas pessoas só percebem que estão doentes quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado. Esses pacientes levam anos para descobrir que estão infectados. Realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências.”, disse o secretário municipal de Saúde, Hassan Iossef.