No dia 25 de outubro o município de Jequié vai comemorar seus 120 anos de emancipação política um grande desfile cívico, que está sendo organizado, pela Prefeitura de Jequié, através das secretarias de Educação, de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Social. Programado para iniciar às 8h, com a concentração na Praça do Viveiro, no bairro São José, o desfile deverá percorrer a Avenida Rio Branco, chegando até a Rua 2 de Julho.

O evento vai celebrar a história de Jequié, desde a colonização do índios mongoiós, que habitavam as terras do sol antes da chegada dos colonizadores, passando pela chegada dos imigrantes europeus na cidade, até os dias atuais. Contando com cerca de 1500 figurantes, o desfile terá três carros alegóricos, sendo o carro abre-alas dedicado ao professor e historiador Emerson Pinto de Araújo, famoso escritor que dedicou parte de sua obra a contar a história de Jequié.

O desfile será dividido em três blocos, cada um acompanhado por um carro alegórico: o primeiro bloco tem toda a parte histórica da cidade, a composição étnica da população, as lutas, a origem da sociedade local. Este primeiro momento será como uma homenagem ao professor Emerson, cujas obras literárias inspiraram o desfile. O segundo bloco vem acompanhado das origens do Rio de Contas e as versões do nome do rio, os primeiros moradores da região, os heróis civis, as personalidades que auxiliaram na composição do município, além da fauna e flora. O terceiro e último bloco será celebrado por um carro-alegórico em forma de bolo, em felicitação aos 120 anos de emancipação política da cidade.

O desfile vai contar com alunos das escolas municipais, escolas da rede particular, convidados da Associação Jequieense de Hipismo e Equoterapia, professores de academias, além de apresentar o resgate histórico de uma das fanfarras mais tradicionais da história do município: o retorno da fanfarra do Instituto de Educação Régis Pacheco, o IERP, que refez todos os adereços utilizados pelos componentes, nos tempos áureos dos ciclos de fanfarras da cidade. Vão desfilar também as fanfarras do Colégio Municipal Professora Alíria Argolo e da Escola Municipal Nossa Senhora da Luz.