A Prefeitura de Jequié, através da Central de Cursos, que no ano passado, capacitou centenas de pessoas ao mercado de trabalho, está disponibilizando, por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), uma grade de cursos gratuitos para a população. São cursos de qualificação e capacitação para quem está iniciando a vida profissional ou para quem deseja se aperfeiçoar em determinada área e que pode, assim, ajudar na renda familiar de muitas pessoas, ao mesmo tempo em que propicia o resgate da cidadania.

As aulas teóricas serão ministradas na sede da Central de Cursos e as aulas práticas irão acontecer na unidade móvel do SENAI, que já está na cidade, estacionada na Praça no entorno da Igreja Matriz de Santo Antônio. O equipamento, que desta vez foi montado num grande contêiner-escola de 30 metros quadrados, serve ao projeto de educação itinerante, com salas de aulas e oficinas, com cadeiras e mesas, ar condicionado e as estruturas necessárias do maquinário utilizado para a instrumentalização dos alunos.

O curso de ‘Prática de panificação básica’ já está acontecendo e nesta segunda-feira (19) terá início a turma do curso de ‘Pães especiais – massas doces’, com inscrições já encerradas. Estão abertas as matrículas para os cursos de ‘Eletricista’, ‘Confeitaria’ e ‘Produção de salgados e folheados’, que começarão no mês de abril.

“A realidade no mercado de trabalho, hoje em dia, passa cada vez mais pela competitividade. Por isso é preciso procurar estar preparado para as exigências que esse mercado pede. A capacitação é uma oportunidade para se alcançar a tão sonhada estabilidade financeira e, até a independência econômica e social. Muitas mães de família, muitas pessoas jovens e desempregadas, acabam encontrando espaço a partir dos cursos que são oferecidos pela Central de Cursos, da Secretaria de Desenvolvimento Social, numa parceria entre SENAI e Prefeitura de Jequié.”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira.

Para participar de algum dos cursos, a pessoa deve ser beneficiário do Programa Bolsa Família; Minha casa minha vida, Tarifa social ou Benefício de Prestação Continuada, o BPC, sendo necessária a seguinte documentação no ato inscrição: cópia de RG, CPF, cartão do Bolsa Família, comprovante de residência e atestado de escolaridade. A Central de Cursos fica localizada na Rua Abílio Procópio Ferreira, nº 226, no Centro, e funciona das 8h às 12h e das 14h às 17h. Para outras informações, os interessados podem ligar para o número (73) 3526 1749.