Na manhã do último sábado (18), foi realizada uma coletiva de imprensa no Hospital Municipal de Irecê, onde o prefeito Elmo Vaz divulgou que já foram realizadas cerca de mil cirurgias eletivas apenas nos primeiros 10 meses de gestão, além de mais 183 procedimentos em parceria com o Governo do Estado, totalizando aproximadamente 1.200 cirurgias até o fim do ano. Os números comprovam o novo momento da administração local, que tem realizado, em média, mais de 100 procedimentos por mês, de hérnia inguinal, histerectomia total, cisto de ovários, vesícula, hemorroidoctomia, fístula perianal, dentre outras. A deputada estadual, Fabíola Mansur esteve presente na coletiva.

“O funcionamento pleno do Hospital Municipal era um compromisso de campanha que está sendo cumprido”, afirmou o prefeito. “Nos empenhamos em realizar essas cirurgias eletivas desde o início da gestão, pois existia uma demanda retraída muito grande”, disse. “Não medimos esforços para proporcionar o benefício à população”, completou, destacando ainda a aprovação da criação da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) no município.

Submetida a uma cirurgia de histerectomia (remoção de parte ou da totalidade do útero), Dona Carmelita, de 62 anos, comemorou a melhoria do serviço oferecido. “Tanta gente precisava sair de Irecê para conseguir uma cirurgia. Só temos a agradecer pelo atendimento, e pedir ao prefeito força e coragem para que dê continuidade a essas cirurgias aqui no Municipal, pois nós precisamos”,

Para o médico cirurgião Durval Lago, “a saúde no município de Irecê, ainda com todos os problemas de recursos, tem uma estrutura avançada em comparação a algumas cidades de mesmo porte; e um bom relacionamento entre equipe médica, Hospital, Prefeitura e Secretaria de Saúde é fundamental para suprir a demanda reprimida por cirurgias eletivas”, disse.