A presidenta Dilma Rousseff lançou, na quinta-feira (4), em Salvador, o Plano Safra do Semiárido 2013/2014 que atenderá agricultores familiares e produtores rurais do semiárido nordestino e do norte de Minas Gerais. O objetivo é aumentar a segurança produtiva e melhorar a estrutura para produtores rurais durante a estiagem, permitindo que a região conviva com a seca.

O programa é uma extensão do Plano Safra da Agricultura Familiar e complementa as ações que os governos federal e estadual têm implementado para garantir a segurança hídrica da região, que é caracterizada pela forte presença da agricultura familiar, sendo responsável por 95% dos 1,6 milhão de estabelecimentos agropecuários.

No evento, a presidenta Dilma e o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, entregararam 323 máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para 269 municípios baianos. Os equipamentos – 130 retroescavadeiras e 193 motoniveladoras – beneficiarão cerca de 2,8 milhões de pessoas residentes na área rural do estado. A iniciativa atenderá mais de 513 mil agricultores familiares, que vivem da produção e comercialização dos alimentos cultivados no campo.

Foi feita a entrega simbólica de 68 ônibus escolares do Programa Caminho da Escola, de um total de 500 que o estado está recebendo, e 323 máquinas – 130 retroescavadeiras e 193 motoniveladoras -, todas voltadas para a agricultura, e a abertura e manutenção de estradas vicinais na Bahia. O estado já havia recebido 2.011 máquinas. O município de Caetité foi contemplado com uma retroescavadeira, a motoniveladora foi recebida  no mês passado.

“A retroescavadeira e a motoniveladora têm a importante função de dar apoio para a agricultura no semiárido, abrindo estradas para escoar a produção, para o trânsito de ônibus escolares, abrindo caminhos para ambulâncias… O Governo Federal enxergou a necessidade e proporcionou esta possibilidade para municípios com menos de 50 mil habitantes Tenham certeza que essas máquinas vão trabalhar muito em Caetité.”, destacou o Prefeito Zé Barreira.

Fonte: Ascom Prefeitura de Caetité