Convocado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o prefeito de Caém Arnaldinho Oliveira (PSB) participou, no último dia 20, no auditório do Centro Cultural de Jacobina, juntamente com os representantes dos municípios que formam os Territórios Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuru, da reunião de abertura dos trabalhos da SEI/IBGE de Atualização de Limites Intermunicipais. O diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, apresentou as características do trabalho e as quatro fases: Pré-Campo, Campo, Pós-Campo e encaminhamento à Assembleia Legislativa. O município de Caém, que faz parte do Território da Diamantina, tenta reaver os Povoados de Baraunas e Vila Cardoso que depois de mais de 40 anos fazendo parte do território caenense, na gestão passada, foram “transmitidos” ao município de Caldeirão Grande.

Na reunião, o prefeito de Caém Arnaldinho Oliveira, chamou a atenção que, mesmo não sendo mais administrado pelo Poder Público de Caém, o município ainda tem que arcar com os funcionários públicos concursados dos dois Povoados, relocando-os para atuarem ou na sede ou nos outros povoados que fazem parte do Município de Caém, ou seja, além de perder a receita, o município continua arcando com o ônus.

Segundo Arnaldo, o que mais deve ser levado em conta no caso desses dois povoados é a historia e identidade que os moradores destes dois povoados sempre tiveram com o Município de Caém. “Em quase 50 anos o município de Caém construiu esses dois povoados, tudo que temos, lá como prédios escolares, praças, calçamento de ruas, foram feitos e patrocinados pelos administradores públicos de Caém, não podemos abrir mão do que faz parte da nossa história e do nosso patrimônio. Não posso passar uma borracha no passado e na historia do município, onde muitos lutaram pra construir. É meu dever como gestor lutar pelo município, que represento e assim o farei até o último dia do meu mandato”, disse.

O Prefeito também disse que fará questão de acompanhar os representantes da SEI/IBGE no trabalho de campo, que foi marcado para o dia 28. “É hora de arregaçar as mangas, pois o que está em jogo não são só os recursos perdidos é acima de tudo, o respeito a identidade de um povo”.

Fonte: Ascom Prefeitura de Caém