Pesquisadores e professores ligados aos mais importantes institutos de ensino superior do País; juristas, sociólogos, economistas, urbanistas, administradores e ambientalistas que são referência dos estudos da realidade nacional; teóricos com obras publicadas no Brasil e no exterior que tiveram a oportunidade de colocar em prática seus discursos à frente de instituições públicas e privadas. Este é o perfil dos 20 expositores do I Seminário Pensar a Bahia Sustentável, que será realizado entre os dias 19 e 22 de fevereiro, no Hotel Portobello, com o objetivo de balizar o programa de governo do PSB no Estado da Bahia.

Entre os palestrantes, o economista Eduardo Gianetti, professor da FEA/USP e autor de livros como o Valor do Amanhã e o Mercado das Crenças; a socióloga e economista Tânia Bacelar, ex-secretária de Políticas Regionais do Ministério da Integração Nacional, que coordenou do GT de Recriação da Sudene e da Sudam; a professora doutora em arquitetura e urbanismo Ana Fernandes, coordenadora do programa diverCIDADE (Capes/Fipse); o arquiteto Marcelo Ferraz, que dirigiu o Instituto Lina Bo Bardi e o Programa Monumenta (MinC); o antropólogo Antônio Risério, que elaborou o projeto para a implantação do Museu da Língua Portuguesa (SP), e do Cais do Sertão Luiz Gonzaga, no Recife; o engenheiro Marcus Alban, mestre em Administração pela FGV e doutor em Economia pela USP; e Renato Cunha, engenheiro com especialização em planejamento energético e gestão ambiental e coordenador do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) e da Rede de ONGs da Mata Atlântica.

Bacharel em Direito e em ciências sociais e doutor em Sociologia, o professor Luiz Werneck Viana fará a exposição inaugural do evento – aberta ao público – na próxima quarta-feira, com uma palestra intitulada “Que política é possível?”. A mesa será coordenada pelo cientista político Paulo Fábio Dantas e contará ainda com a presidente estadual do PSB, senadora Lídice da Mata, e Carlos Siquera, presidente da Fundação João Mangabeira, entidade responsável pela realização do seminário em conjunto com o Instituto Pensar.

Os debates serão divididos em sete painéis temáticos, com a abordagem sobre questões como as perspectivas da economia da Bahia e do Brasil, os horizontes do Desenvolvimento para a Bahia e o Nordeste, a reforma urbana, as cidades e a integração da Bahia, logística e infraestrutura e sustentabilidade e meio ambiente (veja programa abaixo). A participação nos painéis temáticos também é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para participar, é necessário inscrever-se na página oficial do evento hospedada no site do PSB –www.psb40bahia.com.br.

Uma síntese produzida através das exposições e debates realizados ao longo do seminário irá balizar o programa de governo participativo do PSB para o Estado da Bahia em conjunto com debates posteriores reunindo especialistas de áreas como segurança pública, saúde, educação e mobilidade urbana. Posteriormente, será disponibilizado à consulta pública através da internet, permitindo a qualquer cidadão fazer críticas e sugestões que podem ser acolhidas no documento final que será protocolado junto ao TRE.

O quê: Seminário Pensar a Bahia Sustentável
Quando: de 19 a 22 de fevereiro de 2014
Onde: Hotel Portobello Ondina Praia

Ascom/PSB

 

Programação: Seminário Pensar a Bahia Sustentável

 

Dia 19.02 – Quarta-feira, às 19h
Abertura: Lídice da Mata e Carlos Siqueira
MESA 1 – Que Política é Possível?
Expositor: Luiz Werneck Viana
Coordenação: Paulo Fábio Dantas Neto

Dia 20.02 – Quinta-feira
9h MESA 2 – Situações e Perspectivas Econômicas na Bahia e no Brasil
Expositores: Eduardo Gianetti  * Armando Avena * Oswaldo Guerra
Coordenação: Sérgio Gaudenzi

14h MESA 3 – Horizontes do Desenvolvimento – A BAHIA e o NORDESTE
Expositores: Tânia Bacelar  * Fernando Pedrão * Edgard Porto
Coordenação: Luiz Paulo Neiva

Dia 21.02 – Sexta-feira
9h MESA 4 – Reforma Urbana
Expositores: Angela Gordilho  * Ubiratan Felix * Idelmário Proença
Coordenação: Angela Franco

14h MESA 5 – As Cidades e o Processo de Integração da Bahia
Expositores: Marcelo Ferraz  * Antônio Risério * Edmilson Carvalho
Coordenação: Antônio Carlos Tramm

14h MESA 6 – Logística e Infraestrutura
Expositores: Marcus Alban  * Paulo Vila * Adary Oliveira
Coordenação: Marco Antônio Rocha Medeiros

Dia 22.02 – Sábado
9h MESA 7 – Sustentabilidade e a questão do meio ambiente
Expositores:   * Pedro Ivo * Júlio Rocha * Renato Cunha
Coordenação: Sérgio Gaudenzi
 

Perfil dos palestrantes:

 

Luiz Werneck Vianna

Graduado em Ciências Sociais pela UFRJ e em Direito pela UERJ. Doutor em Sociologia pela USP. Professor/pesquisador do Departamento de Sociologia e Política da PUC-RJ e coordenador do Centro de Estudos Direito e Sociedade (CEDES). Sua atuação concentra-se nos seguintes temas: democracia, judicialização da política e das relações sociais, sindicalismo, corporativismo, intelectuais e pensamento social brasileiro. Alguns dos seus trabalhos publicados: Liberalismo e Sindicato no Brasil, A Revolução Passiva Iberismo e Americanismo no Brasil, A Judicialização da Política e das Relações Sociais, A Democracia e os Três Poderes, A Modernização e o Moderno.

Eduardo Giannetti 

É graduado em Economia e em Ciências Sociais pela USP e PhD em Economia pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, onde lecionou e permanece como professor convidado. Foi professor na FEA/USP e do INSPER Instituto de Ensino e Pesquisa. Foi eleito “Economista do Ano em 2004” pela Ordem dos Economistas de São Paulo. Tomando como ponto de partida a filosofia econômica, tem contribuições importantes sobre o pensamento econômico brasileiro. Suas principais publicações são: Vícios Privados, Benefícios Públicos; Auto-Engano; Beliefs in action; Felicidade; O mercado das Crenças; O Valor do Amanhã e o O Livro das Citações – Um breviário de ideias replicantes.

Armando Avena 

Economista, jornalista e escritor. Professor da UFBA é Mestre em Planejamento Global e Política Econômica pela Cepal. Foi responsável pela recriação da Fundação CPE no governo Waldir Pires e seu 1º presidente.  Foi Secretário Estadual de Planejamento da Bahia, presidente do Fórum Nacional de Secretários de Planejamento e fundador do Conselho de Secretários de Planejamento. Presidiu o Conselho Regional de Economia-BA. Assina coluna semanal no jornal A Tarde e é editor do portal Bahia Econômica. Membro da Academia de Letras da Bahia, possui 7 livros publicados, com destaque para o Manuscrito Secreto de Marx, finalista do Prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional.

Oswaldo Guerra

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas, é Professor Associado 4 da Faculdade de Economia da UFBA. Tem diversos trabalhos publicados e experiência nas áreas de Estudos Industriais e Mudanças Tecnológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, estratégias empresariais, indústrias de petróleo e gás natural, petroquímica e economia baiana. Já prestou consultoria para UNESCO, Cepal, Petrobras, ABS Group, Banco do Nordeste,  Ministério da Ciência e Tecnologia, FINEP e diversas Secretarias do Estado da Bahia.

Tânia Bacelar

Graduada em Ciências Sociais pela UFPE e em Ciências Econômicas pela Unicap. Especializou-se em Planejamento Global na CEPAL e doutorado em Economia Pública pela Université de Paris I. Professora da UFPE é também Sócia Diretora da Ceplan – Consultoria Econômica e Planejamento. Foi diretora de Planejamento Global da Sudene, Secretária de Planejamento e da Fazenda de Pernambuco, Secretária de Planejamento e Meio Ambiente do Recife, Secretária de Políticas Regionais do Ministério da Integração Nacional, coordenadora do GT de Recriação da Sudene e Sudam. Atualmente integra os Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco.

Fernando Pedrão

Doutor e livre docente em Economia pela  UFBA. Economista senior do BID de 1964 a 1969. Assessor ILPES/CEPAL 1970 a 1972. Co-diretor internacional de Projeto Desenvolvimento Regional do México, Nações Unidas, 1972 a 1978. Sócio fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, desde 1993. Presidente do Instituto de Pesquisas Sociais desde 2001. Autor de 9 livros e 59 artigos científicos.

 Edgard Porto

Doutor em Planificação Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. É Secretário Executivo do Instituto de Pesquisas Econômicas, Sociais e Ambientais – InP, pesquisador do Lab Habitar da Faufba, professor do curso Residência AUE-UFBA, Diretor da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, conselheiro da FAPESB e coordenador da Comissão Organizadora do Xlll Seminário Internacional da RII. Tem 7 livros publicados (cinco em co-autoria) na área de desenvolvimento urbano e regional, e diversos trabalhos  publicados em livros e revistas nacionais e internacionais. Tem o foco de suas pesquisas na área de desenvolvimento regional, a partir de uma abordagem econômica e social.

 

Ana Fernandes 

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela USP, fez doutorado em Amenagementet Environnement pela Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) e pós-doutorado na Columbia University e na École d Architecture Paris Malaquais. É professora associada 4 da Faculdade de Arquitetura da UFBA, pesquisadora do CNPq e conselheira da  FAPESB. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura e presidente da ANPUR-Associação Nac. de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Coordenadora do programa diverCIDADE (CAPES/FIPSE) e do comitê binacional do Programa Attilio, que implementa trocas acadêmicas em Urbanismo e Planejamento Urbano entre França e Brasil. Professora convidada do Institut d Urbanisme de Paris/UPEC e da EötvösLorándUniversityof Budapest.

 

Ubiratan Félix

Engenheiro Civil graduado pela Escola Politécnica da UFBA e Especialista em Gerenciamento Ambiental pela UCSal. É Presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia e Vice – Presidente da APUB. Técnico em Estradas pela Escola Técnica Federal da Bahia foi também Superintendente de Florestas e Biodiversidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado da Bahia e leciona as disciplinas Legislação Profissional, Educação Ambiental, Topografia, Resistência dos Materiais e Projeto de Estradas no IFBA.

 

Wagner Moreira

Bacharel em Direito pela UCSal, mestre em arquitetura e urbanismo pela UFBA. Estuda o tema Conflitos Urbanos vinculado ao Grupo de Pesquisa e Extensão Lugar Comum. É sócio da Vivenda Consultoria, Assessoria e Planejamento. Atua em trabalhos relacionados ao Direito à Cidade, Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos, Direito Urbanístico, Regularização Fundiária e Habitação de Interesse Social. É membro do Instituto de Desenvolvimento de Ações Sociais – IDEAS, e da Associação dos Advogados dos Trabalhadores Rurais da Bahia – AATR. É assessor jurídico do Movimento Sem Teto da Bahia – MSTB.

 

Marcelo Ferraz

Graduado na FAU-USP, trabalhou com Lina Bo Bardi, participando de projetos como o SESC Pompéia. Foi colaborador de Oscar Niemeyer em 2002. Dirigiu o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi e o Programa Monumenta – MinC.Sócio do escritório Brasil Arquitetura, tem projetos premiados, como o Bairro Amarelo, em Berlim; o Museu Rodin Bahia, em Salvador; a Villa Isabella, em Helsinque, e a Praça das Artes, São Paulo. Professor convidado da Washington University in Saint Louis, USA, leciona na Escola da Cidade, em São Paulo. Apresentou exposição no TokioArt Museum; Museo Andersen, Roma; SettimoTorinese, e Espaço Callot, ENSA Paris-Malaquais.Publicou os livros Arquitetura Rural na Serra da Mantiqueira e Brasil Arquitetura e Arquitetura Conversável, uma coletânea de artigos e entrevistas.

 

Antonio Risério

Defendeu tese de mestrado em Sociologia, com especialização em Antropologia. Integrou grupos de trabalho que implantaram a televisão educativa, as fundações Gregório de Mattos e Ondazul, o Centro da Referência Negromestiça e o Sarah Kubitschek, na Bahia. Dirigiu o projeto de proteção e recuperação dos terreiros de candomblé e organizou a Secretaria de Meio Ambiente, ambos na Prefeitura de Salvador. Foi, por duas vezes, assessor especial do Ministério da Cultura. Elaborou o projeto para a implantação do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e do Cais do Sertão Luiz Gonzaga, no Recife. Integrou os núcleos de criação e estratégia das campanhas de Lula da Silvae Dilma Rousseff  à Presidência da República. Escreveu, entre outros, os livros Carnaval Ijexá,,Uma História da Cidade da Bahia, e A Cidade no Brasil.

 

Edmilson Carvalho 

Graduado em arquitetura e trabalhou por muitos anos com planejamento econômico, área em que se especializou na Cepal (Comissão Econômica para a América Latina). Teve destacada atuação na Sudene, em Recife e na Secretaria de Planejamento da Bahia. Professor de Economia Política e Teoria Política foi também presidente do Instituto dos Arquitetos. É autor de mais de 40 trabalhos (parte em parceria com o urbanista Edgard Porto), publicados inclusive em países como México, Chile, Argentina, Colômbia e Cuba. Escreveu dois livros: “Produção Dialética do Conhecimento” e “A Cidade do Capital e Outros Estudos”.

 

Marcus Alban

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFBA, mestre em Administração pela FGV e doutor em Economia pela USP. Em 2007 realizou pós-doutorado em Economia e Gestão do Turismo junto à Universidade de Málaga na Espanha. É professor adjunto da Escola de Administração e integra o Núcleo de Pós-Graduação em Administração da UFBA, onde coordena o Núcleo de Estudos em Planejamento e Gestão da Cultura e do Turismo. É membro da Câmara de Assessoramento da FAPESB. Tem experiência nas áreas de Regulação Econômica e Políticas Públicas, atuando principalmente nos temas de desenvolvimento urbano-regional, logística e turismo.

 

Adary Oliveira

Graduado em Engenharia Química pela UFBA, especialista em Administração Industrial pela Unifacs,  mestre em Administração de Empresas pela EAESP da FGVe doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. É administrador da LTA Administração e Participações Ltda., membro do Conselho Deliberativo da ACBEU e doConselho Curador da Fundação Casa de Jorge Amado. Preside o Conselho de Administração do Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos – IMIC e integra o Conselho de Autoridade Portuária dos Portos de Salvador e Aratu, sendo ainda Vice-Presidente da Associação Comercial da Ba. Foi diretor da BNDESPAR, presidente da Nitrocabono S.A. e diretor superintendente da Companhia Petroquímica Camaçari – CPC.

 

Julio Rocha

Graduado em Direito e Doutor em Direito Ambiental pela PUC/ SP, realizou Pós Doutorado em Antropologia na UFBA e é Professor Adjunto II e Vice-diretor da Faculdade de Direito da UFBA. Preside a Comissão de Verdade e da memória Eduardo Collier Filho.  Foi superintendente do IBAMA Bahia 2003/2007 e Diretor Geral do Instituto de Gestão das Águas e do Clima 2007/2010. É Coordenador Geral da Rede Sustentabilidade na Bahia.

 

Renato Cunha 

Engenheiro, ambientalista, com especialização em planejamento energético e gestão ambiental. Coordenador do Gambá – Grupo Ambientalista da Bahia e da Rede de ONGs da Mata Atlântica, conselheiro do Conselho Estadual de Meio Ambiente. Desenvolve projetos e ações de monitoramento de políticas públicas, de conservação de ecossistemas e de educação ambiental.