Negros e negras correspondem a maioria da população brasileira. Entretanto, sua representação é minoritária nos Poderes constituídos do país. Por isso, com o objetivo de qualificar e aperfeiçoar a atuação da militância negra e também não-negra, a Secretaria Nacional da Negritude Socialista Brasileira (NSB) do PSB lançou um curso de formação política que aborda temas relevantes para uma compreensão consistente das realidades política, econômica, eleitoral e social que envolvem essa parcela da população.

Composto de três módulos, com cinco unidades cada, o curso é fruto de uma parceria entre a NSB, a Fundação João Mangabeira (FJM) e a Escola de Formação Miguel Arraes. Seu conteúdo está disponível de forma impressa e também online (clique aqui para acessar), em 15 videoaulas.

O primeiro módulo traz uma análise histórica, filosófica, política e econômica da população negra. Nele, a história da negritude é contada desde sua origem africana, com a escravidão, passando pela chegada ao Brasil até a abolição. Grandes líderes, heróis e heroínas negros são destacados neste capítulo.

Também há explicações sobre o surgimento do termo ‘negritude’, a criação e a existência de políticas públicas de igualdade racial, além de dispositivos nas legislações brasileira e internacional contra a discriminação racial. O módulo aponta, ainda, a relação entre socialismo e negritude, e explica suas respectivas origens.

Os temas centrais do segundo módulo são os espaços ocupados pelos negros na sociedade, com fidelidade as suas origens, costumes e tradições, e o enfrentamento ao racismo.

Essa parte do curso também reúne análises sobre questões de religião e espiritualidade, o engajamento e a organização da negritude nos movimentos políticos e sociais, e um breve estudo sobre o termo ‘gueto’ e seu significado discriminatório.

Ainda no segundo módulo, há sugestões de 32 filmes e documentários que envolvem a temática afrodescendente.

O terceiro e último módulo apresenta a educação como pilar na conquista do protagonismo e da liberdade dos negros. Neste capítulo, o curso aborda ainda o ensino profissional, o acesso de negros e negras ao mercado de trabalho, o perfil do empreendedor negro no Brasil e dicas sobre organização e planejamento pessoal para ter sucesso nos negócios.