A Presidente da Força Sindical Bahia e Presidente Adjunta da Confederação Sindical Internacional, Nair Goulart, receberá nesta sexta-feira (28), na Câmara Municipal de Salvador, às 18h30, a “Medalha Maria Quitéria” por seus reais serviços prestados às lutas dos trabalhadores. A autora da homenagem é a vereadora Fabíola Mansur (PSB).
Nair tem uma longa experiência no sindicalismo brasileiro e internacional. Iniciou a sua vida política na década de 70, viveu a repressão militar com a ditadura e foi perseguida. Chegou a Bahia no ano 2000 para organizar a Força Sindical no estado, construiu um marco na luta pela autonomia sindical e liberdades democráticas, além de ser uma das responsáveis pela presença da mulher no cenário político e sindical.
Para Nair, a história de Maria Quitéria merece ser lembrada diariamente, pois ela é símbolo do movimento de emancipação das mulheres. “Nós, 192 anos depois, ainda lutamos por uma sociedade sem discriminação, justa e igualitária.  Essa homenagem é importante não só para mim, mas, para todos que lutam incansavelmente pela equidade entre homens e mulheres.”.
Maria Quitéria
A baiana Maria Quitéria, entre 1822 e 1823, vestiu-se de homem para lutar pela independência do Brasil com o nome de Soldado Medeiros. Depois de descoberta, continuou incorporada a tropa por seus próprios méritos: coragem, ideal e exímia pontaria. Foi a primeira mulher a fazer parte do exército brasileiro.
Ascom Força Sindical