No 4º Congresso da Força Sindical Bahia, realizado nos dias 24 e 25 de maio, no hotel Portobello, em Ondina, Salvador, Nair Goulart foi reeleita presidente da Central no Estado. Além de reeleger a grande líder sindical, cerca de 200 dirigentes sindicais também elegeram a nova diretoria da Força Bahia para um mandato de quatro anos à frente da entidade.

Para Nair, isso representa a confiança do trabalhador. “Agradeço a confiança e sei que é preciso continuar nessa árdua batalha para ampliar as conquistas. Reafirmo o compromisso da Central com a classe trabalhadora em continuar na luta por uma sociedade mais justa, igualitária, com desenvolvimento econômico, social, ambiental e pela implementação da Agenda do Trabalho Decente.”, disse Nair.

Segundo Nilson Bahia, vice-presidente também reeleito, “a organização sindical é importante em todo o Estado. Os congressos são fontes de conhecimento para todos os presentes e o debate traz aprendizado, além de discutir temas de interesse das categorias. Nós temos a grande responsabilidade de continuar representando milhares de trabalhadores.”.

 O Congresso

O 4º Congresso da Força Sindical Bahia reuniu dirigentes sindicais, autoridades políticas e trabalhadores de todo o Estado para discutir e deliberar sobre as diretrizes políticas e organizacionais específicas da Central. Abordou diversas temáticas, entre elas “O papel e a Responsabilidade dos Sindicatos dos Trabalhadores com a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador”.

O evento ainda teve a presença do Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Nilton Vasconcelos, que enfatizou a importância das Centrais Sindicais em ser ponte direta entre o patrão e o empregado, além de Ana Georgina, Supervisora Técnica do Dieese na Bahia, que disse acreditar que os dados apresentados devem impactar positivamente na luta diária dos dirigentes sindicais.

As temáticas ultrapassaram o limite estadual e debateram as ações nacionais e internacionais que refletem diretamente na vida do trabalhador. Os representantes da Força Sindical Nacional foram Sergio Luiz Leite, o Serginho, Presidente da FEQUIMFAR e 1º Secretário da Força Sindical; Arnaldo Gonçalves, Secretário Nacional de Saúde e Segurança da Força Sindical; o Secretário de Relações Internacionais, Nilton Souza (Neco); e a Maria Auxiliadora dos Santos, Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, além de João Guilherme Vargas Neto, consultor sindical.

Fonte: Assessoria de imprensa da Força Sindical Bahia