Até o dia 12 de junho, a estratégia itinerante Saúde sem Fronteiras – Mamografia estará em Caetité. A Secretaria de Saúde do Estado, apoiada pela Prefeitura de Caetité, trouxe para o município o projeto que irá realizar 2.100 mamografias em mulheres caetiteenses, entre 50 e 69 anos.

A secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes, destacou o empenho do Governo Participativo em trazer essa ação para Caetité já no primeiro semestre de 2017. “Somos um dos primeiros municípios a receber o Saúde sem Fronteiras esse ano. E isso é resultado de um trabalho sério e comprometido. O exame de mamografia nos dá a oportunidade realizar a prevenção do câncer de mama. Quando se faz o diagnóstico precoce a possibilidade de cura de casos identificados é, praticamente, mais de 95% 100%”, destacou.

Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de Alta Complexidade em Oncologia em Salvador, na qual será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico.

“É uma satisfação muito grande realizar esse evento. Uma iniciativa importante de prevenção e de diagnóstico precoce do câncer de mama. Quero que vocês, mulheres, fiquem atentas não só a esse evento, mas às atividades do dia a dia através de ações preventivas. Procurem as Unidades de Saúde de Família que também desenvolvem essas atividades. Estamos trabalhando para que possamos consagrar, a cada dia, um sistema de saúde mais humanizado, que possa atender às demandas da sociedade. Vamos anunciar outras medidas que irão beneficiar o povo de Caetité, em relação à saúde pública municipal”, ressaltou o prefeito.

Para ser atendida, a mulher, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (50 a 69 anos), deve comparecer ao local, a partir das 7h, levando um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço (xerox e originais). Quem ainda não tiver o cartão do SUS, a equipe da secretaria municipal de Saúde irá retirar na hora.