Com um público estimado em 200 pessoas, o município de Igrapiúna, no Baixo Sul do Estado, realizou, na última semana do mês de julho, a aula inaugural do Programa Nacional ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA).

Na ocasião, o prefeito Leandro Ramos (PSB) destacou a importância da capacitação profissional dos cursistas, o que possibilitará a ampliação da renda familiar e a conquista da independência financeira de cada participante. Segundo o prefeito, a parceria do município com o IFBA foi fundamental para a implantação dos cursos no município.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e busca expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância.

O Pronatec matriculou 135 alunos distribuídos em três turmas; cada aluno receberá uma bolsa para custeio de transporte e alimentação no valor de R$400.

Além dos alunos do curso de auxiliar de cabeleireiro e técnico administrativo, o evento contou com a presença da secretária de Assistência Social Rosana Borges; do secretariado municipal, diretores e técnicos do município; do gerente regional do Sebrae, Angelo Fanhining; de representantes do IFBA e do coordenador regional do Pronatec Rafael Reali.

Fonte: Ascom Prefeitura de Igrapiúna