Em alusão as diversas lutas travadas por mulheres negras, que resistem e se posicionam na sociedade contemporânea, será realizada a Sessão Especial “Negras Mulheres Femininos Poderes – Luiza Bairros, Um Poder Que Nos Move”, nesta quinta-feira (13), às 18 horas, no Plenário Cosme de Farias da Câmara de Salvador. Construído coletivamente e em memória a militante negra e feminista, Luiza Bairros, o evento que terá o “tom da continuidade”, dará voz a mulheres movidas e motivadas por Luiza no convívio direto ou por meio do conhecimento de sua história.

“Falaremos de mulheres negras, seus poderes e de Luiza Bairros como uma inspiração de lutas que perpassam as nossas demandas coletivas por respeito, dignidade e bem viver”, explica a antropóloga Naira Gomes, que falará na solenidade em nome da Marcha do Empoderamento Crespo, coletivo apoiado publicamente por Luiza.

A Sessão Especial foi requerida pelo vereador Sílvio Humberto (PSB), em reconhecimento a contribuição de “uma das grandes militantes negras dentro da diáspora” para um país mais justo e menos desigual. “Participar desta construção coletiva é ser coerente com a história de vida de Luiza que reafirmava não ter saídas individuais no enfrentamento contra o racismo”, recordou o parlamentar.

Religar, comunicar, conduzir, escutar e empreender são alguns dos “poderes” que estarão representados numa mesa composta por Valdina Pinto, Makota do Terreiro Tanuri Junsara; Vilma Reis, ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia; Maíra Azevedo, jornalista e personagem Tia Má; Naira Gomes, organizadora da Marcha do Empoderamento Crespo e Teresinha Barros, educadora e militante feminista.