A ex-senadora Marina Silva, candidata a vice-presidente na chapa de Eduardo Campos (PSB) participará, nesta terça-feira (29), de evento em homenagem à ex-ministra Eliana Calmon oferecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). As duas deverão conversar sobre o cenário político brasileiro e, especialmente, na Bahia, onde a ex-ministra é pré-candidata ao Senado.

A Folha de São Paulo divulgou , na ultima sexta-feira, artigo no qual a ex-senadora pede mobilização nacional contra a corrupção no Brasil, um dos temas atacados por Eliana Calmon. “Um dia, alguém escreverá uma “História da Corrupção no Brasil”, de tão antiga que é essa modalidade de crime, comparada a um câncer devorando as entranhas do país. Compartilho com milhões de brasileiros a esperança de que essa história tenha fim”, assinalou.

De acordo com Marina Silva, o Brasil vive, hoje, um capítulo trágico, em que a corrupção tornou-se sistêmica, naturalizando-se no sistema político e administrativo. “É o que o delegado Jorge Pontes, ex-diretor da Interpol, chama de “crime institucionalizado”, diferente do crime organizado por não estar exposto em atividades claramente ilegais – tráfico e violência, mas “dentro da lei” e apoiado nas plataformas oficiais.”, destacou.

A íntegra do artigo pode ser lida no endereço: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/162876-problema-nosso.shtml

 

Ascom Eliana Calmon / Foto: Google