O ex-vereador do município de Ibirataia, Caio Pina, utilizou as suas redes sociais para denunciar, por meio de vídeo, que cerca de 150 crianças estão sem aulas na Creche Infantil Augusta Rocha de Oliveira, por causa de uma interdição no prédio. Através de nota, a prefeitura informou que as atividades foram suspensas. No entanto, Pina afirma que servidores municipais continuam trabalhando no local, mesmo com os riscos iminentes. Confira a nota da Prefeitura Municipal ao final da matéria.

“Gravíssima a situação que envolve a única creche escolar de Ibirataia, que atende também a população de Algodão, zona rural e Tesourinhas. Informações do governo municipal anunciam a interdição do prédio onde funciona a creche. Isso influencia diretamente mais de 150 famílias. Tem mães, inclusive, que estão perdendo os seus empregos por não terem onde deixar os seus filhos”, lamenta Pina.

Caio Pina relembra que a obra foi inaugurada há cerca de três anos e vale R$ 1 milhão. Ele questiona a permanência dos servidores no exercício do trabalho, mesmo diante dos riscos e pede explicação e prazo para que a situação seja resolvida.

“Até o momento, mais de 20 servidores municipais, funcionários concursados, professores, servidores do apoio administrativo, da segurança, estão no local trabalhando. Estão colocando em risco às suas vidas? A cidade precisa de uma explicação. Não podemos comprometer o futuro de nossas crianças e colocar em risco a integridade física dos servidores municipais”, questiona.

E completa. “A Prefeitura, a Câmara de Vereadores, o Sindicato dos Servidores Públicos e a APLB municipal devem se posicionar diante dessa grave situação e apresentar uma alternativa que garanta o retorno das aulas e garanta um espaço que preserve a integridade física das crianças e servidores”, conclui.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRATAIA:

A Prefeitura de Ibirataia, através do Gabinete Municipal, vem a público esclarecer que, considerando a situação estrutural do prédio onde funciona a Creche Infantil Augusta Rocha de Oliveira, determinou a imediata suspensão do início das atividades previstas para esta quarta – feira, 04 de Março, após notificação do FNDE sobre os riscos iminentes.

A Prefeita Ana Cléia, atenta a necessidade imperiosa de preservação da integridade das pessoas, sobretudo, no caso, as crianças e servidores públicos, determinou também a interdição do prédio até que seja feita a inspeção técnica, bem como a regularização dos apontamentos.

Em tempo, a gestora segue empenhada em resolver a situação, inclusive buscando adequar um outro espaço para atender as crianças em caráter provisório até a restauração do equipamento interditado.

A administração municipal anseia a compreensão de todos, pois as medidas tomadas visam atender, com segurança, a todos que diariamente utilizam a creche. (ASCOM / Prefeitura de Ibirataia)

Até o final desta matéria, às 13h, a situação ainda não havia sido resolvida.