VIA ASCOM  DEPUTADA FEDERAL LÍDICE DA MATA

Informações PSB na Câmara

Na primeira reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News de 2020, realizada nesta quarta-feira (5), a relatora Lídice da Mata (PSB-BA) sugeriu que o colegiado analise a prorrogação do prazo para finalização dos trabalhos. A parlamentar afirmou que tem total condição de entregar o relatório na data prevista, mas que dada a complexidade do tema e dos documentos e informações que precisam ser apurados, pode ser necessário ampliar o tempo de existência da CPMI.

Para a deputada, os parlamentares devem realizar uma reunião interna para redefinir o ritmo da Comissão, uma vez que ainda têm muitas pessoas a serem ouvidas. “Não temos tempo hábil para avançar na investigação dos pontos elencados no documento de criação do colegiado. Além de ser difícil viabilizar uma investigação aprofundada do que já está apresentado e aprovado, como a quebra de sigilos telefônicos e documentos sigilosos”, disse.

A CPMI aprovou 21 requerimentos nesta quarta-feira (5). Entre eles, o convite ao representante da Sociedade Brasileira de Imunizações para debater os efeitos das fake news sobre a saúde pública e sobre a confiança das vacinas e o pedido junto ao Poder Judiciário de acesso ao conteúdo das trocas de mensagens no grupo intitulado “Gabinete do Ódio”, que supostamente funciona dentro do Palácio do Planalto, segundo denúncias de pessoas ouvidas pelo colegiado.