A candidata ao governo pelo PSB Lídice da Mata afirmou, nesta terça-feira, em entrevista à TV Aratu que fará uma gestão de Segurança Pública diferente dos dois governos anteriores – o do PT, com Jaques Wagner, e do DEM, com Paulo Souto. Ela fez críticas ao modelo das duas gestões e sugeriu uma nova concepção para a Segurança, baseada na proteção ao cidadão.

“A violência começou a crescer ainda no governo Paulo Souto. E um dos erros de Wagner foi manter o paradigma de combate à criminalidade da politica de segurança do governo Paulo Souto”, que, segundo ela, não deve se basear apenas no aumento do efetivo policial, na compra de mais equipamentos e mais armamentos, coletes à prova de balas e munição.

Lídice falou da experiência de estados e municípios internacionais, como o caso de algumas localidades da Colômbia, que utilizou uma política diferente. “Cidades que diminuíram a criminalidade mundo afora o fizeram com a criação de uma forte rede social e com a integração entre o Poder Judiciário, a Justiça Criminal, Poder Legislativo, Defensoria e sociedade organizada.

A plataforma de governo do PSB tem a Educação como prioridade e baseia-se na redução da criminalidade a partir da implantação do ensino em tempo integral, na melhoria da qualidade do ensino noturno e vinculação com o ensino profissional como estratégias de desenvolvimento econômico e redução da criminalidade.

Demagogia

Na entrevista, Lídice também criticou a demagogia dos discursos políticos tradicionais e prometeu fazer diferente. “Eu não vim aqui para ficar fazendo demagogia de última hora, para dizer que vou acabar com a criminalidade na Bahia. Posso dizer que vou diminuir a criminalidade”, disse.

Ela também afirmou que não tem interesse em uma disputa de ataque aos adversários, cenário que tem se desenhado entre os candidatos Rui Costa (PT) e Paulo Souto (DEM).  “Quem sai melhor no debate não é quem fica brigando com o outro, falando mal do outro. O bom politico é aquele que apresenta sua proposta, que deixa claro o que pensa para a população”, completou.

 

Assessoria

29/07/2014