A senadora Lídice da Mata, candidata ao governo pela  coligação “ Um  Novo Caminho Para a Bahia” que reúne o PSB, PSL e PPL, participou,  neste sábado(12), da abertura das exposições que remontam à Copa do Mundo, no Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira (Muncab), sob a perspectiva das artes: “Arte e História da Cultura Afro Brasileira”, “Barbosa, um Goleiro no Imaginário Popular”, “Cabeças de Orixás” e “Pop Futebol Clube e Torcidas Organizadas” que estarão à mostra  de terça a sábado, das 10h às 17h.A exposição também marca a reabertura do museu. O Muncab ocupa o antigo prédio do Tesouro, no Centro Histórico, e a entrada é franca.

“Esta retomada é o resultado mais visível do convênio celebrado entre Ministério da Educação e Governo do Estado pela federalização do Muncab, que teve na articulação da senadora Lídice da Mata uma de suas principais responsáveis”, destacou o poeta Carlos Capinam, presidente da Amafro, instituição que atualmente responde pela manutenção do espaço.

A transferência da gestão do Museu para a União é uma antiga reivindicação que tem como objetivo a formação de uma equipe permanente de manutenção de um projeto concebido para ser realizado em dois anos e que se estende há 12 anos sem custeio. Criado em 2002, o museu só abriu as portas em 2011. Por falta de verba, o Muncab não tem um horário de funcionamento regular, apenas em exposições e eventos esporádicos, como as que estão em cartaz.

“Existe a vontade e a sensibilidade do Ministério da Cultura e do Governo do Estado em relação à necessidade de federalização do Muncab, mas somente isso não é suficiente. É preciso de um projeto de lei do Executivo, é preciso incluir no orçamento e é preciso que a área de planejamento do Governo Federal e a própria Presidência da República sejam convencidos desta necessidade”, pontuou Lídice, que em julho de 2013 promoveu o encontro entre a Ministra da Cultura e o Governador Jaques Wagner na sede da instituição para acelerar o processo.

“Ficamos muito felizes em ver os frutos deste trabalho”, destacou Lídice, que participou do coquetel de reabertura do  Muncab, no último dia 12, e ficou encantada com o que viu. “Maravilhosas, modernas e criativas as exposições. Vale a pena conferir”.

 

As exposições
Com curadoria do próprio Capinam, “Barbosa, um Goleiro no Imaginário Popular” propõe um resgate da imagem do camisa  da seleção brasileira na Copa de 1950 sob a perspectiva de artistas plásticos de Salvador. “Barbosa foi responsabilizado injustamente pela derrota para o Uruguai na decisão, mas é ele quem tira a bola do fundo das redes e repõe a bola em jogo e é esse levantar a cabeça que nos levaria aos cinco títulos que viriam e nos tornariam o país do futebol”, filosofa Capinam, para quem a lição de Barbosa precisa ser reassimilada após a decepcionante despedida brasileira na Copa de 2014.

As mostras e “Cabeças de Orixás” e “Pop Futebol Clube e Torcidas Organizadas”, reúnem trabalhos do artista plástico carioca Antonio Miranda. A primeira trata da simbologia de sete orixás do universo religioso afro-baiano. As cabeças dos orixás (ou inquices) foram todas confeccionadas em sabão da costa, de uso sagrado pelos adeptos do candomblé, e retratam Xangô, Yemanja, Oxum, Oxossi, Ibeji, Oxalá e Exu. Na segunda, ele aproveita material reciclável, sobretudo plástico, para compor imagens da celebração do futebol e da vida. O uso de elementos como garfos plásticos para ornar a cabeça de exu e bonecas para enfeitam a cabeça de Ibejis,  desmistificam a austera concepção que se tem dos deuses e da própria arte: “São deuses sim, mas são também homens, são gente, tem características humanas, positivas ou negativas”, justifica o artista.

Paralelamente à programação com foco no futebol, o Muncab estará reapresentando uma mostra do seu acervo, que abrange cerca de 260 obras relacionadas com a ancestralidade africana e a contemporaneidade, adquiridas como primeira coleção do museu, em 2011.

 

Reabertura do Muncab

Período: 12/07/2014 a 02/08/2014

Horário: terça a sábado, das 10h às 17h

Local: Prédio do Tesouro

Endereço: Rua do Tesouro, s/n Centro Histórico – Salvador

Informações: 71-3017-6722/30226722

Entrada Franca

 

 

Assessoria

13/07/2012