A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) lançou, nesta quarta-feira (29), em Caetité, o livro “Convivendo com o Semiário”. A publicação elenca as propostas debatidas para o semiárido brasileiro, no seu mandato de senadora da República, e detalha os principais impactos causados pela seca que atinge a região, com análise desde o século XVI aos dias atuais.

Lídice destacou que a iniciativa partiu da necessidade de “discutir as formas de socorro aos baianos” que sofreram com a pior estiagem dos últimos 50 anos, registrada em 2013. “Sessenta e nove por cento do território baiano se localiza no semiárido e Caetité viveu as agruras desta última seca”, destacou.

Já a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, ressaltou ter dificuldade de entender como estados e países muito menores que o Brasil conseguem criar mecanismos eficazes de convivência com a seca. “É daí que Lídice se apresenta como  uma senadora sensível e preocupada em abordar este tema”, reforçou a magistrada.  A senadora Lídice da Mata também realizou o lançamento do livro na Câmara Municipal  em Guanambi; no dia 30 o evento será em Brumado e Vitória da Conquista; e no dia 31 de janeiro em Juazeiro.

Ascom PSB/BA