Mais de 150 pessoas, entre amigos, lideranças políticas e militantes do PSB Bahia se reuniram nesta segunda-feira (23) para planejar e definir a pré-candidatura de Lídice da Mata a deputada federal. O evento foi realizado no auditório do Hotel Portobello Ondina.

Além de discutir a atual conjuntura política, a reunião teve como objetivo organizar a pré-campanha na capital, na região Metropolitana e principais cidades do interior do estado, com a definição de comitês de trabalho e coordenações setoriais.

“Minha pré-candidatura tem um peso para o partido nacionalmente. Por isso, convoco todos os meus amigos que vem caminhando ao meu lado para se incorporarem e participarem da nossa caminhada. Teremos muito trabalho pela frente. Vamos à luta”, disse a pré-candidata a deputada federal.

“A pré-candidatura de Lídice a deputada tem o tamanho de uma majoritária e o mandato dela na Câmara será grande e representará todo o segmento progressista, em defesa das comunidades negras, LGBT, Direitos Humanos, entre outros movimentos sociais”, ressaltou Domingos Leonelli, secretário-geral do PSB Bahia.

O presidente do PSB Salvador, Waldemar Oliveira acredita numa votação expressiva de Lídice da Mata. “Não basta apenas elegermos Lídice como deputada federal, temos que fazer com que ela seja uma das mais votadas”, destacou.

Líderes sindicais também estiveram presentes no evento. “Temos um desafio enorme pela frente. Vamos lutar por um mandato importante para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, em defesa da Petrobras e dos profissionais da Educação. Sua pré-candidatura representa a esquerda progressista. Salvador é a sua casa e vai reverberar em um grande desempenho”, acredita o dirigente sindical Claudemir Nonato (Pig).

Representantes do movimento feminista também destacaram a importância de Lídice na política. “Somos mulheres, a maioria no eleitorado e queremos ser representadas mais uma vez por Lídice”, destacou Ivonete Mota, de Camaçari.

Otimista, o deputado estadual Angelo Almeida também participou da reunião. “Eu acredito na vitória de Lídice e vai ser uma grande votação na Bahia toda”, destacou Angelo.

Para o o primeiro-secretário do PSB Bahia, Rodrigo Hita, “esse encontro já mostra que Lídice vai ter uma grande votação em Salvador, confirmando a sua força e história política na capital”.

“Lídice foi o meu primeiro voto, aos 16 anos, e esse ano vou repetir essa votação. Sua eleição é uma obrigação de todos nós. Temos que construir em Salvador uma grande campanha com alegria e paixão”, disse Adélia Andrade, militante do movimento feminista na Bahia.

Arrecadação – Na oportunidade, foi lançada a vaquinha virtual para apoiar a pré-candidatura de Lídice da Mata – doacaolegal.com.br/lidicedamata.

“Essa é uma campanha da militância, com a participação dos baianos e sem o financiamento de grandes empresas”, lembrou Leonelli.