VIA ASCOM DEPUTADA FEDERAL LÍDICE  DA MATA 

Os deputados federais do PSB Alessandro Molon e Lídice da Mata apresentaram, nesta quarta-feira (6), requerimento de convocação do ministro do Turismo, Gilson Machado, para comparecer à Comissão de Cultura da Câmara. Ele terá que esclarecer as demissões de 174 servidores responsáveis pela análise de projetos da Lei Rouanet.

As exonerações foram publicadas nesta terça-feira (5), no Diário Oficial da União.

Os pareceristas são admitidos por editais a cada quatro anos e têm seus contratos renovados anualmente. O pagamento é feito de acordo com o fluxo de projetos que cada entidade vinculada à Secretaria da Cultura (Funarte, Biblioteca Nacional, Fundação Casa de Rui Barbosa etc) envia aos profissionais. O auxílio dos analistas externos é necessário para agilizar a demanda de projetos inscritos na Rouanet.

Os parlamentares socialistas acreditam que há uma sabotagem do Governo Federal à Cultura.

Para Lídice, há um perseguição clara do governo às artes. “É mais delírio ideológico bolsonarista que elege um inimigo para agradar a sua base e acaba promovendo um verdadeiro desmonte cultural no País”, disse.

“O governo tem que esclarecer quais foram os motivos que levaram a esta decisão absurda que, na prática, inviabiliza o incentivo à cultura no Brasil. O momento é difícil e as atividades culturais foram atingidas em cheio, deixando milhares de trabalhadores sem ter de onde tirar o seu sustento. Precisamos dar um basta nessa obsessão bolsonarista de atacar a cultura e de acabar com as instituições públicas”, pontuou Molon.

Assessoria de Comunicação do PSB Bahia
Laís Lopes
Jornalista – DRT: 4838/BA